CRESS-MA Esteve Presente no 48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS
9 de setembro de 2019

WhatsApp Image 2019-09-05 at 18.07.53

Delegação do CRESS-MA presente no evento. (Foto: arquivo pessoal).

Aconteceu durante os dias 05 a 08 de setembro de 2019, em Belém-PA, o 48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que teve como tema "A voz resiste, a fala insiste. Quem viver verá!".  A delegação do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) esteve composta pela vice-presidente do Conselho, Lilia Penha, a conselheira Vanessa Nathália Silva, a agente fiscal, Lucilene Guimarães, e as representantes da base, Glaucimary Silva e Marly Dias, eleitas durante votação na I Assembleia Geral da Categoria, realizada no dia 26 de julho de 2019.

Mais de 300 assistentes sociais (delegados/as e observadores/as) de todas as regiões do país, entre conselheiros/as e base eleita, participaram do Encontro Nacional. O 48º Encontro teve como objetivo realizar a avaliação das deliberações e ações que o Conjunto realizou e ainda irá realizar, até maio de 2020, no triênio 2017-2020. Lembrando que no 46º Encontro, em 2017, as gestões empossadas elaboraram o planejamento, discutiram e aprovaram propostas; em 2018, no 47º Encontro, o conjunto fez o monitoramento das deliberações aprovadas, apontando as dificuldades para execução das propostas.

publico-nacional-dia12019nova

Participantes do evento em Belém/PA (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

O primeiro dia do evento, 05/09, foi marcado pela mesa de abertura composta por representantes do Conselho Federal de Serviço Social (CFES), Conselho Regional de Serviço Social – 1ª região (CRESS-PA), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). Além da conferência, “Neoconservadorismo e as contrarreformas da seguridade social e os desafios para o trabalho de assistentes sociais”, ministrada pela professora da UFRJ, Ivanete Boschetti e pela conselheira do CFESS, Elaine Pelaez.

Os dias 06 e 07/09 foram marcados pela discussão de propostas por eixos temáticos. Foram realizadas as avaliações das ações no âmbito da Formação e Relações Internacionais; Administrativo-financeiro; Orientação e Fiscalização; Comunicação; Ética e Direitos Humanos; e Seguridade Social. O dia 07/09 foi marcado ainda pela realização Plenária deliberativa sobre o Código Eleitoral, as eleições que ocorrerão em 2020, serão realizadas por meio de voto pela internet e o conjunto CFESS-CRESS atualiza o Código Eleitoral.

Imagem mostra foto da plenária, momento em que os/as participantes levantam seus crachás vermelhos aprovando as mudanças no Código Eleitoral

Delegados/as aprovam as mudanças no Código Eleitoral (foto: Rafael Werkema/CFESS)

No último dia do evento, 08/09, ocorreu à avaliação do 48º Encontro. As/os participantes também aprovaram as moções, que serão divulgadas em breve juntamente com o relatório final do evento. Foi lida também a carta de Belém, documento político, com a síntese das reflexões e posicionamento da categoria, elaborado por uma comissão escolhida para essa função. A categoria deliberou e aprovou também a temática para as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2020: A valorização do Serviço Social no contexto de ataque às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional na organização popular e na luta antirracista.

A vice-presidente do CRESS-MA, Lilia Penha, faz uma avaliação positiva do evento, descantando as/os assistentes sociais como categoria que ainda encontra tempo pra se reunir e refletir sobre a realidade e sobre o trabalho profissional. Agradece ainda o CFESS e o CRESS-PA pela cuidadosa e carinhosa organização do evento. “O CRESS-MA sente-se honrado em ter assinado a Carta de Belém e se compromete com as lutas do conjunto no sentido de sua defesa”.

Acesse a Carta de Belém: Carta de Belém 2019 – 48º EncontroCfessCress

Confira a cobertura completa do evento realizada pelo CFESS:

A resistência inspirada nas lutas dos povos amazônicos!

CFESS lança documento com orientações para atendimento de pessoas trans e travestis

Com o voto pela internet, Conjunto CFESS-CRESS atualiza o Código Eleitoral

Assistentes sociais afirmam: viva a Amazônia, pela Reforma Agrária, pela demarcação das terras dos povos originários!

março
25 26 27 28 29  1   2