CRESS-MA
NOTÍCIAS
CRESS-MA Participa da Mesa de Abertura do Seminário Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos
5 de agosto de 2019
ASCOM CRESS/MA

 

 

Seminario Internacional de Direitos Humanos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na última sexta-feira, 02/08, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) esteve presente na mesa de abertura do Seminário Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O CRESS-MA esteve representado pela conselheira Josenilde Oliveira Pereira que em sua fala destacou a importância do Seminário como sendo uma importante estratégia para construir unidade e fortalecer a saúde mental no Maranhão e no Brasil, em face de um contexto de desmonte de direitos.

 

O Seminário Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos: Construindo Esperança teve como objetivo fortalecer o cuidado em saúde mental alicerçado nos princípios da reforma psiquiátrica, visando à integração de instituições, profissionais, usuários, familiares e comunidade em geral, além de, apresentar e difundir práticas de cuidado em saúde mental que favoreçam o exercício de cidadania. Durante os dias 02 e 03 de agosto de 2019, as/os participantes puderam presenciar mesas temáticas, minicursos, cinema em debate, apresentações de trabalhos, entre outros.

 

“O CRESS-MA defende a garantia de direitos e a efetivação de políticas públicas para pessoas com transtornos mentais a partir de um atendimento humanizado, livre de toda forma de preconceito, segregação e violência, aspectos esses bastantes presentes no modelo manicomial. Compreende que este seminário é uma expressão da resistência e luta no enfrentamento ao conservadorismo que se concretiza a partir de uma perspectiva moralizadora e excludente, numa forma também de desresponsabilizar o Estado das suas funções sociais, que em contrapartida financia iniciativas do setor privado que ofertam serviços de qualidade duvidosa, sem considerar os princípios da reforma psiquiátrica. Em vista disso o CRESS-MA defende investimento nos serviços públicos que possibilitam uma maior aproximação dos usuários da política de saúde mental com a sociedade, tais como os CAPS e NAPS, possibilidade respeito e dignidade a pessoa humana”, ressalta a conselheira do CRESS-MA, Josenilde Pereira.

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020

AGENDA CRESS-MA
maio
D S T Q Q S S
28 29 30  1   2   3   4 
 5   6   7   8   9   10   11 
 12   13   14   15   16   17   18 
 19   20   21   22   23   24   25 
 26   27   28   29   30   31 
SIGA O CRESS-MA