O Combate ao Racismo Foi Pauta do Seminário Maranhense Serviço Social e Direitos Humanos
30 de julho de 2019

IMG_20190726_102745

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, realizou na última sexta-feira, 26/07, o Seminário Maranhense Serviço Social e Direitos Humanos. O evento teve como objetivo pautar o debate sobre os direitos humanos e o combate ao racismo junto à categoria de assistentes sociais do Maranhão, e ainda figurar, como evento local preparatório para o segundo Seminário Nacional de Serviço Social e Direitos Humanos, organizado pelo CFESS e pelo CRESS-BA, que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2019, em Salvador (BA).

IMG_20190726_095403

A mesa de abertura do evento contou com a participação da presidente do CRESS-MA, Célia Soares Martins, da coordenadora do curso de serviço social da UFMA, Aurora Amélia Brito de Miranda e do representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), Gustavo Marques. O período da manhã contou ainda com a realização da mesa “Direitos Humanos no Maranhão: avanços e retrocessos na conjuntura atual”, que teve a participação do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Jonata Galvão, e foi coordenada pela presidente do CRESS-MA. O secretário apresentou um panorama dos direitos humanos no Maranhão dentro da atual conjuntura política do Estado. “O momento é desafiador, pois, ao invés de melhorar e ampliar o que já se conquistou, agora é preciso defender a existência dos direitos que já foram conquistados”, destacou Jonatan.

IMG_20190726_102548

Ainda pela manhã foi realizada a mesa “Assistentes Sociais na Defesa Intransigente dos Direitos Humanos no Exercício Profissional”, que contou com a participação das assistentes sociais Carla Cecília Serrão e Graziela Nunes e foi coordenada pelo conselheiro Carlos Danilo Rodrigues. Graziela ressaltou que “Nós, assistentes sociais, precisamos nos recompor, denunciar, enfrentar, articular com os movimentos sociais e lutas populares, se voltar para as bases e fortalecer os nosso espaços ocupativos, com uma visão crítica e coletiva”.

IMG_20190726_171607

No período da tarde tivemos a continuidade do evento com a realização da mesa “Assistentes Sociais Maranhenses no Combate ao Racismo”. Participaram desta mesa a assistente social Cecília Ruth Batista, coordenadora do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa e o Prof. Msc. Richard Cristian Pinto, da Graduação Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros – LIESAFRO/UFMA e NEAB, com a coordenação da vice-presidente do CRESS-MA, Lilia Penha. Richard trouxe para as/os presentes reflexões sobre o racismo nas universidades, informando que os cursos de graduação e pós-graduação não possuem disciplinas específicas que tratem sobre a questão racial no Brasil. Cecília apresentou em sua fala aspectos sobre a atuação da/o assistente social nos movimentos sociais, a nova nomenclatura dos movimentos sociais, o movimento de mulheres negras no estado, a situação social das mulheres negras no Estado, entre outros aspectos. Acesse abaixo a apresentação completa:

Assistentes Sociais no Combate ao Racismo 2019, Cecília Ruth Batista

O evento foi finalizado com a realização mesa da apresentação de trabalhos, coordenada pela conselheira Glaucejane Galhardo da Cruz de Castilho. Ao todo, quatro trabalhos aprovados, mas, por motivo de força maior, apenas dois puderam ser apresentados. Foram eles:

1. SISTEMA DE MONITORAMENTO POR TORNOZELEIRA ELETRÔNICA: vantagens e desvantagens em São Luís – MA. Autora/as: Jéssica Muniz Martins e Tatiane Nogueira Santos.

2. O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO CRAS/ANIL: limites e possibilidades. Autora/as: Patricia de Lourdes Veras, Trindade Cantanhede, Polyanna Maria Veras e Trindade Almeida.