CRESS-MA Deu Início a Realização de Mais uma Edição do Curso Ética em Movimento
12 de junho de 2019

WhatsApp Image 2019-06-10 at 16.42.18 (2)

Dinâmica sendo realizada pela agente multiplicadora, assistente social Lorena Alves  (Foto:Marcela Coelho/CRESS-MA)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) deu início nos dias 06 e 07 de junho de 2019, no auditório da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), no Bairro de Fátima, em São Luís – MA, a mais uma edição do Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores “Ética em Movimento”.  Durante os dois dias foram trabalhados o módulo I “Ética e História” e o módulo II “Ética e Trabalho Profissional”, nos dias 04 e 05 de julho de 2019 serão trabalhados os módulos III e IV, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e Instrumentos Processuais”, respectivamente.

Participaram desta edição do curso conselheiras da atual gestão do CRESS-MA, integrantes da comissão de instrução processual e da comissão de ética do Conselho, assistentes sociais que atuam no campo sóciojuridico e assistentes sociais que tinham interesse pela temática. Ao todo 16 profissionais participaram das atividades nos dois dias de curso. Os convites as/os profissionais foram realizados por meio do envio de ofício circular e as inscrições realizadas na modalidade online.

DSCN0060

Vice-presidente do CRESS-MA, Lilia Penha, desejando boas vindas as participantes do curso. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

No dia 06/06, primeiro dia do curso, tivemos a abertura realizada pela vice-presidente do CRESS-MA, Lilia Penha, que falou da importância da realização do mesmo, por se constituir um espaço estratégico-político da categoria profissional por consolidar o projeto ético-político do Serviço Social. Lilia aproveitou ainda para convidar as/os presentes a participarem das comissões dos CRESS-MA. Em seguida, passou a palavra para a agente multiplicadora da 16ª edição do curso, a assistente social e componente da Comissão Permanente de Ética do CRESS-MA, Lorena Alves.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 16.43.34

Participantes do Curso Ética em Movimento em atividade no primeiro dia. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

Lorena contou como foi a sua participação na 16ª edição do curso realizado durante os dias 03 a 10 de novembro de 2018, na cidade de São Paulo-SP, que reuniu aproximadamente 30 agentes multiplicadores advindos dos Conselhos Regionais que firmaram o propósito de garantir a formação de conselheiras/os e assistentes sociais da base enquanto agentes multiplicadores em todo o Brasil. A agente multiplicadora apresentou os objetivos do curso em São Luís – MA, o período de realização, a metodologia, entre outras informações. Dando continuidade as atividades da manhã, Lorena apresentou a professora Cristiana Lima, responsável por trabalhar o módulo I “Ética e História” durante todo o primeiro dia do curso.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 16.43.33 (4)

Professora Cristiana Lima trabalhando o módulo I “Ética e História”. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA)

No dia 07/06, segundo dia do curso, a assistente social Lorena deu início as atividades com o desenvolvimento de uma dinâmica, na qual as participantes deveriam, coletivamente, formar uma frase que tratava sobre o tema do Módulo II “Ética e Trabalho Profissional”. Dando continuidade as atividades, a agente multiplicadora apresentou a assistente social Marlene Torreão, responsável por trabalhar o Módulo II, durante todo o segundo dia do curso.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 16.42.16 (1)

Assistente social Marlene Torreão, responsável por trabalhar o Módulo II “Ética e Trabalho Profissional". (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

Para a conselheira do CRESS-MA e participante do curso, Vanessa Nathália Amorim, “a primeira etapa foi excelente, não apenas por ter proporcionado um momento de atualização sobre a discussão de ética, moral, cotidiano, conservadorismo, projeto ético profissional, mas também por ter proporcionado um momento de discussão e reflexões sobre o trabalho profissional. O momento nos proporcionou compartilhamento de experiências, de indagações, de crescimento de conhecimento, dentro de uma temática tão importante no dia-a-dia profissional”, afirma.

DSCN0073

Agente multiplicadora da 16ª edição do curso, a assistente social e componente da Comissão Permanente de Ética do CRESS-MA, Lorena Alves. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

O projeto “Ética em Movimento” é uma importante iniciativa do Conjunto CFESS/CRESS que possibilita a defesa da qualidade dos serviços prestados e a valorização do trabalho dos assistentes sociais sob uma direção ética, em que a atividade profissional deve ultrapassar o aspecto legal do cumprimento dos direitos e deveres e se reger pelos princípios éticos da profissão, numa perspectiva social e política. O curso tem como objetivo estimular a reflexão crítica sobre a ética e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociais de maneira a contribuir com a qualificação do trabalho profissional da/os assistentes sociais. Os módulos estão sendo ministrados de forma a totalizar uma carga horária de 32h presenciais e mais 12 horas de atividades não presenciais.

Confira mais fotos:

DSCN0149

WhatsApp Image 2019-06-10 at 16.42.15 (2)

AGENDA CRESS-MA
maio