Conferência Magna “O Desmonte dos Direitos da Classe Trabalhadora: Assistentes Sociais no Combate ao Conservadorismo” marcou o 40º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão
20 de maio de 2019

DSC_0831

Conferência Magna “O Desmonte de Direitos da Classe Trabalhadora: Assistentes Sociais no combate ao conservadorismo”. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

A conferência magna “O Desmonte dos Direitos da Classe Trabalhadora: Assistentes Sociais no Combate ao Conservadorismo” marcou a abertura do 40º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão. Ela foi ministrada pela professora doutora Alba Maria Pinho de Carvalho, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará e coordenada pela presidente do CRESS-MA, Célia Martins.

Professora Alba possui graduação em Serviço Social pela UFMA, possui mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Desenvolveu seu pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra CES/UA Portugal. E atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundialização do Capital em Tempos de Ajuste; Transformações na América Latina; Emancipação Social no Século XXI; Brasil Contemporâneo; Estado e Políticas Públicas; Democracia; Política de Assistência Social; Avaliação de Políticas Públicas; Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais.

Alba construiu a sua fala sobre quatro aspectos distintos:

1. Contemporaneidade brasileira entre afirmação/reconhecimento jurídico institucional de direitos e o seu perverso desmonte;

2. Crise e golpe 16: um novo ciclo de ajustes em meio ao desmanche da democracia;

3. “Bolsonarismo”: uma perigosa composição do ultraneoliberalismo, do militarismo e do reacionarismo político-cultural;

4. Direitas no governo e o desmonte irresponsável da institucionalidade democrática: a resistência a se impor como exigência inadiável.

Confira abaixo apresentação completa e o material de apoio da professora Alba Maria de Carvalho:

Apresentação da prof.ª Alba Maria no 40º Encontro de AS

Material de apoio da Prof.ª Dr.ª Alba Maria Pinho de Carvalho

Assista abaixo o vídeo da conferência magna “O Desmonte dos Direitos da Classe Trabalhadora: Assistentes Sociais no Combate ao Conservadorismo”