Vem aí o 2º Seminário Nacional de Serviço Social e Direitos Humanos!
9 de maio de 2019

FONTE: CFESS

Evento ocorrerá em Salvador (BA) nos dias 8 e 9 de agosto de 2019! As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Tema central debaterá questões étnico-raciais!

Logo2-SemDH

(Arte: Rafael Werkema/CFESS)

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Nacional Serviço Social e Direitos Humanos, realizado pelo CFESS e pelo CRESS-BA.

O evento ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2019, em Salvador (BA), com inscrições GRATUITAS. As vagas são limitadas, sendo 900 para assistentes sociais e 100 vagas para estudantes de Serviço Social. O Seminário também será transmitido on-line.

Clique aqui e garanta sua vaga!

Sobre o 2º Seminário de Direitos Humanos

O evento é uma realização do Conjunto CFESS-CRESS em cumprimento a uma das deliberações do 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS e chega a sua segunda edição (a primeira ocorreu em 2012) tendo como tema central a questão racial.

O 2º Seminário abordará diversas expressões do racismo no Brasil, como a criminalização, o genocídio do povo negro, a condição das mulheres negras e sua auto-organização, e debaterá a importância do trabalho dos/as assistentes sociais no combate ao racismo, especialmente ao racismo institucional, presente em muitos espaços ocupacionais.

É também um enfrentamento da categoria ao falso discurso da “democracia racial” no país, facilmente desmontado por estatísticas que a campanha do Conjunto CFESS-CRESS Assistentes Sociais no Combate ao Racismo tem dado visibilidade: Quase 80% da população brasileira que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) se autodeclara negra, conforme dados do Ministério da Saúde (2016). De acordo com o Ministério da Cidadania (2015), das 13,8 milhões de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família, 73% se autodeclaram pretas ou pardas. As mulheres negras também são as mais vitimadas pela violência doméstica: 58,68%, de acordo com informações do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (2016). Elas também são mais atingidas pela violência obstétrica (65,4%) e pela mortalidade materna (53,6%), de acordo com dados do Ministério da Saúde e da Fiocruz (2017).

“Nós, assistentes sociais, pelo nosso cotidiano profissional, sabemos: se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. E a gente enfrenta o racismo é no cotidiano, com nossas ações e debates coletivos, com nossa articulação com movimentos sociais, usuários/as, equipes interdisciplinares, sindicatos e organizações que defendem os direitos da classe trabalhadora, com nossos questionamentos e reflexões críticas sobre o fazer profissional”, ressalta a presidente do CFESS, Josiane Soares, enfatizando a importância do evento.

O local de realização do Seminário, definido pela própria categoria no 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, ainda em 2017, é também bastante significativo, afinal, segundo o IBGE, a Bahia é o estado mais negro do País, com 81,4% da população autodeclarada descendente de africanos (60% pardos e 21,4% pretos).

“A cidade mais preta do Brasil e primeira capital do Brasil, conhecida pela sua beleza, história e resistência sediará esse debate tão importante para a nossa categoria no momento de maiores ofensivas do capital.  Teremos a possibilidade de aprofundar a discussão sobre raça a partir da análise do racismo estrutural, que permite as demais manifestações do racismo como o recreativo, institucional, o individual, a intolerância religiosa que atravessa o cotidiano da sociedade. Assim, aguardamos assistentes sociais de todo o Brasil para fazermos desse Seminário um evento histórico de resistência. E como diria Jorge Portela: negro é a raiz da liberdade", convida a presidente do CRESS-BA, Dilma Franklin.