CRESS-MA
NOTÍCIAS
Graduação em Serviço Social: Só se For Legal, Crítica e Ética
9 de maio de 2019
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

Fórum Nacional lança campanha em defesa da formação com qualidade e educação com direitos.

 

2019CartazForumFormacao-GraduServSocial-02_2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

Para quem não conhece, o CFESS integra o Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social. O objetivo do movimento é debater ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância em Serviço Social, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. O fórum reúne integrantes das Comissões de Formação do CFESS, dos CRESS, bem como a Abepss, a Enesso, as instituições de ensino superior associadas à Abepss, e é aberto para a participação de centros e diretórios acadêmicos e movimentos que atuam em defesa da educação como um direito.

 

Hoje, o CFESS divulga o cartaz elaborado especialmente para a campanha Formação com qualidade é educação com direitos para você! Graduação em Serviço Social: só se for legal, crítica e ética. A ação é uma iniciativa do Fórum Nacional, para alertar quem pretende cursar e quem já cursa graduação em Serviço Social.

 

A peça gráfica traz informações fundamentais para a escolha da instituição de ensino e do curso de graduação:

 

1)Escolha uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

2)O curso deve seguir as diretrizes pedagógicas das Resoluções CNE/CES nº 15/2002 e nº2/2007;

 

3)O projeto pedagógico precisa garantir ensino, pesquisa e extensão;

 

4)O Código de Ética do/a Assistente Social tem que ser um instrumento para embasar sua formação!

 

É importante destacar que o trabalho qualificado de assistentes sociais e uma boa prestação de serviços à população e à sociedade passam, necessariamente, por uma formação igualmente de qualidade. Além disso, a relação entre o trabalho e a formação está inserida na concepção de profissão construída pelo Conjunto CFESS-CRESS ao longo dos anos.

 

Nessa relação, os conselhos atuam diretamente no campo do trabalho profissional, que é atuação de assistentes sociais em todo o Brasil. Assim, a intervenção do Conjunto no campo da formação, especialmente na graduação em Serviço Social, se justifica pela necessidade de se ter uma formação de qualidade para exercer atribuições e competências reconhecidas desse/a profissional e com compromisso social.

 

“A conjuntura exige um espaço como esse, que proponha e realize ações mais contundentes pela defesa da formação e trabalho com qualidade em Serviço Social. Vivemos um processo de precarização do trabalho e mercantilização da formação de assistentes sociais. Mais recentemente, temos visto o ataque do governo às universidades públicas e os cortes na política de educação. Precisamos resistir!”, explica a coordenadora da Comissão de Formação do CFESS, Daniela Neves.

 

Conheça e participe do Fórum nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social, das comissões de formação, de orientação e fiscalização dos CRESS, baixe a arte da campanha e divulgue também!

 

Clique aqui e faça o download da arte da campanha

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020

AGENDA CRESS-MA
agosto
D S T Q Q S S
28 29 30 31  1   2   3 
 4   5   6   7   8   9   10 
 11   12   13   14   15   16   17 
 18   19   20   21   22   23   24 
 25   26   27   28   29   30   31 
SIGA O CRESS-MA