CRESS-MA Realiza a II Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social
26 de abril de 2019

DSCN0024

Profissionais e estudantes que participaram da reunião. (Foto: Marcela Coelho/CRESS-MA)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) realizou na tarde de ontem, 25/04, em sua sede, a II Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social do ano 2019. O tema “O Serviço Social e a Relação Campo x Cidade: atuação e militância da/o Assistente Social na defesa da reforma agrária” foi debatido pela professora, doutora da Universidade Federal do Maranhão, assistente social Zaira Sabry Azar.

A professora Zaira apresentou diversos aspectos da reforma agrária, como a caracterização do termo, o histórico da reforma agrária no Brasil, a sua estrutura, entre outros. Trazendo a discussão para os dias de hoje, a professora doutora ressaltou aspectos que precisam ser levados em consideração no que tange o Serviço Social e Reforma Agrária, ao iniciar pela “palavra-chave”, termo muito utilizado por ela em suas aulas para dinamizar a troca de conhecimento. “A profissão de Serviço Social no campo dever ter como palavra-chave a questão agrária, esse é mote de trabalho profissional da/o assistente social”, afirmou a professora.

DSCN0022

Prof.ª Dr.ª Zaira Sabry Azar. (Foto: Marcela Coelho/ CRESS-MA)

A escolha do tema da II Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social faz alusão ao dia 17 de abril, Dia Mundial da Luta Camponesa e Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Nesta data, em 1996, ocorreu o massacre de Eldorado dos Carajás, no qual 22 trabalhadores/ as morreram e 69 ficaram feridos/as numa desocupação violenta de terra feita por policiais militares, a mando do então Governador do Pará, Almir Gabriel. Desde então, este dia foi instituído como dia de luta.

As reuniões ampliadas são uma estratégia de divulgação e mobilização para a participação da/os assistentes sociais nas comissões de trabalho do CRESS-MA. Em 2018 foram realizadas 4 (quatro) reuniões da Comissão de Seguridade Social e para 2019 planejou-se a execução também de 4 (quatro) reuniões. Os temas pautados fazem parte da agenda aprovada pelo Conjunto CFESS/CRESS definidas no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado no período de 06 a 09 de setembro na cidade de Porto Alegre-RS.

Saiba mais:

As comissões de temáticas do CRESS- MA tem como objetivo discutir temas do Serviço Social e realizar sessões de estudo de modo a subsidiar o profissional de Serviço Social para uma intervenção alinhada ao projeto ético político profissional.  As comissões são articuladas por um representante da diretoria do CRESS- MA, atualmente, o articulador da Comissão de Seguridade Social é o Assistente Social Carlos Danilo Rodrigues Silva. As reuniões acontecem uma vez por mês e são abertas a participação de toda/os as/os profissionais inscritas/os no CRESS-MA.

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA