CRESS-MA
NOTÍCIAS
‘CFESS na Estrada’: Projeto Realizará Novas Visitas aos CRESS
13 de fevereiro de 2019
ASCOM CRESS/MA

 

FONTE: CFESS

 

cfess-na-estrada-cress-sp-2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CFESS e CRESS-SP se reuniram durante o 'CFESS na Estrada' em 2018 (foto: Comunicação/CRESS-SP)

 

Ação visa a conhecer rotina dos Regionais e debater desafios e estratégias em conjunto.

 

Uma importante ação do Conselho Federal, iniciada em 2012, é o projeto ‘CFESS na Estrada’, que faz visitas aos CRESS em todo o Brasil, com o objetivo de aproximar as gestões do CFESS e dos CRESS, debater desafios e estratégias de atuação e emitir orientações a respeito de aspectos da gestão administrativa, financeira e política.

 

“A ideia é de uma construção coletiva, na direção de uma unidade política e procedimental, na defesa dos direitos da categoria de assistentes sociais, de modo que cada Regional possa, cada vez mais, tornar suas ações transparentes e democráticas”, explica a presidente do CFESS, Josiane Soares.  

 

Desde 2018, as visitas têm sido orientadas por um documento elaborado pelo CFESS, com diretrizes para a metodologia dos encontros, registro das atividades, monitoramento e registro de resultados. O documento lista os principais objetivos do projeto: Unificar procedimentos administrativos e financeiros no âmbito dos CRESS; Verificar a regularidade dos atos efetivados pelos conselhos regionais como parte dos mecanismos de controle interno e externo do Conjunto CFESS-CRESS; Orientar sobre legislações atinentes à gestão administrativo-financeira;  Acompanhar a implementação da agenda política deliberada coletivamente no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

 

“Com vistas a fortalecer o Conjunto CFESS-CRESS e defender a profissão, o projeto ‘CFESS na Estrada’ irá, em 2019, a quatro estados que ainda não foram visitados: Santa Catarina, Paraná, Maranhão e Roraima, sendo que, neste ano, estamos reelaborando o roteiro de registro das visitas e sua pauta, para que possamos aprimorar a mensuração de desafios e resultados”, informa a coordenadora da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS, Cheila Queiroz.

 

Segundo a presidente do CRESS-SP, Kelly Melatti, a visita do ‘CFESS na Estrada’, ocorrida em 2018, foi de fundamental importância, pois possibilitou olhar para as práticas administrativo-políticas em todas as frentes de atuação, avaliando os inúmeros aspectos que o Regional conseguiu aprimorar nos últimos anos e elucidando os desafios que ainda se colocam. “Profissionalizar e organizar administrativamente os CRESS é também uma ferramenta política e, nesses dias reunidas, pudemos fazer um mergulho com muito respeito, diálogo e com aprendizados mútuos”, completa a assistente social.

 

As datas das visitas podem ser verificadas por meio do calendário de atividades do CFESS, disponível no site da instituição (clique aqui para acessar).

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020