Conjunto CFESS-CRESS Realiza Seminário Nacional de Capacitação Contábil e Financeira
28 de novembro de 2018

FONTE: CFESS

publico-seminariocontabil-1

Trabalhadores/as e conselheiros/as de todos os CRESS marcaram presença (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Evento reúne quase 100 participantes, para aperfeiçoar gestão dos Conselhos.

Pela primeira vez, o Conjunto CFESS-CRESS reuniu contadores/as, conselheiros/as e funcionários administrativos das comissões administrativo-financeiras dos CRESS e do CFESS para capacitá-los sobre aspectos normativos da gestão contábil e financeira, atualizar conhecimento sobre os instrumentos de gestão, bem como sobre o cumprimento das mais recentes legislações pelos Conselhos. O Seminário Nacional de Capacitação Contábil e Financeira do Conjunto CFESS-CRESS teve aproximadamente 100 participantes e ocorreu nesta terça e quarta-feira (27 e 28/11) em Brasília (DF).

A coordenadora da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS, Cheila Queiroz, deu início às atividades, salientando o compromisso do Conjunto com a transparência e a lisura nos processos de gestão contábil-financeira. “Estamos aqui para somar esforços na direção de garantir que o conjunto se organize administrativa e financeiramente, de forma democrática, na perspectiva da materialização do projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro, sem perder de vista nossos compromissos políticos e as exigências legais às quais estamos submetidos/as. Para isso, contamos com o apoio e o trabalho comprometido de conselheiros/as, funcionários/as e contadores/as dos CRESS e do CFESS”, destacou a conselheira.

cheila-abertura-1

A coordenadora da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS, Cheila Queiroz, abriu as atividades (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Logo em seguida, o assessor contábil do CFESS, Vilmar Medeiros, falou sobre os procedimentos orçamentários, contábeis e de prestação de contas nos Conselhos. Ele também ressaltou a importância do cumprimento da lei de acesso à informação (Lei nº 12.527/2011), especialmente no que diz respeito à disponibilização, nos sites das entidades, de relatórios anuais, prestações de contas, os processos licitatórios abertos, estrutura organizacional; registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros e despesas. “Ainda que adaptações ocorram e sejam necessárias, precisamos estar cada vez mais afinados/as entre planejamento de ações e recursos orçados para cada atividade”, enfatizou o assessor.

Durante o evento, Vilmar Medeiros também explanou sobre lançamentos contábeis, socialização de questões registradas durantes as visitas do projeto CFESS na Estrada, com vistas ao aperfeiçoamento da aplicação de recursos nos CRESS e da prestação de contas.

A coordenadora do Conselho Fiscal do CFESS, Nazarela Rêgo, apresentou aspectos que precisam ser observados na elaboração da proposta orçamentária do CRESS,  tais como o cumprimento dos prazos, ritos processuais e composição de todas as peças exigidas pela legislação cabível e normativas do Conjunto CFESS-CRESS.

naza-segundodia-2018

A coordenadora do Conselho Fiscal do CFESS, Nazarela Rêgo, falou sobre a elaboração da proposta orçamentária (foto: Diogo Adjuto/CFESS)

Participantes avaliam
Para Odair Dutra, contador do CRESS-SP, o evento era muito aguardado por profissionais da área, não só pela troca de informações entre os/as contadores/as dos Conselhos, mas também para nivelar o conhecimento e os procedimentos na gestão contábil-financeira. “Esperamos que este evento seja realizado novamente, para que estejamos sempre em contato com os/as profissionais e atualizados/as com as novas demandas e desafios da gestão”, afirmou.

A conselheira fiscal do CRESS-DF Isabela Ramos avalia que o seminário foi fundamental para auxiliar os/as conselheiros/as a como pensar sobre a proposta orçamentária do Regional. “Além disso, pudemos refletir sobre a relação entre conselheiros/as e trabalhadores/as,  como o/a contador/a, e conhecer qual o papel de cada um/a no processo de gestão contábil: o do/a contador/a e o do/a conselheiro/a”, concluiu Isabela.

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA