Depoimento Especial é Tema de Reunião com Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça do Maranhão
26 de novembro de 2018

WhatsApp Image 2018-11-22 at 13.29.25 (1)

Assistentes sociais reunidas/os com representates da COFI do CRESS-MA. (Foto: arquivo pessoal)

Durante a manhã do dia 22/11, na sede do Fórum Desembargador Sarney Costa, representantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do Conselho Regional de Serviço Social – 2ª região (CRESS-MA) estiveram reunidos com assistentes sociais vinculadas/os ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. A reunião teve como pauta o depoimento especial, a partir da nota técnica ‘o exercício profissional de assistentes sociais e as exigências para a execução do Depoimento Especial’, elaborada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Estiveram representando a Comissão, a agente fiscal Lucilene Guimarães e a assistente social Cristiana Lima.

As representantes da COFI conheceram como ocorre o depoimento especial no Maranhão, quem são os profissionais envolvidos e o posicionamento dos mesmos sobre a realização desse procedimento. E, a partir daí, informaram os motivos fundamentados para a não participação de assistente social na metodologia de depoimento especial (DSD), ratificando que não faz parte da atribuição profissional do Serviço Social.

De acordo com a agente fiscal, a reunião foi muito produtiva e resultou em diversos encaminhamentos, como a elaboração de um documento pelo CRESS-MA sobre o posicionamento do conjunto CFESS/CRESS quanto ao depoimento especial, para apresentação ao Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e também a corregedoria. “Ações como essa fortalecem cada vez mais categoria”, finalizou Lucilene Guimarães. As/os profissionais elogiaram a reunião e a consideraram muito positiva.

Confira matéria sobre a divulgação da nota técnica AQUI

Para solicitar orientações sobre exercício profissional, realizar denúncias sobre exercício ilegal da profissão e denuncia ética ou desagravo, entre em contato pelo email: fiscalizacao@cressma.org.br ou pelos telefones: (98) 32326029/ (98) 988800647.

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA