O Trabalho da/o Assistente Social na Política de Assistência Estudantil foi Pauta da I Reunião Ampliada da Comissão de Serviço Social na Educação do CRESS-MA
13 de novembro de 2018

DSCN0034

Profissionais e estudantes que participaram da reunião. (Fotot: Marcela Coelho/CRESS-MA)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) realizou na tarde de ontem, 12/11, em sua sede, em São Luís – MA, a primeira reunião ampliada da Comissão de Serviço Social na Educação do ano de 2018. Estiveram presentes assistentes sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e dos vários campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), além de estagiários da política.

A reunião ampliada teve como objetivo debater sobre as atribuições e competências das/os Assistentes Sociais nas ações e políticas de assistência estudantil, além de pensar estratégias profissionais que fortaleçam a luta pela educação pública. Foram apresentados os relatos de experiências do IFMA – campus Maracanã e da UFMA – Colégio Universitário. Estiveram representando as instituições, as assistentes sociais Edna Maria Coimbra de Abreu e Marilea de Jesus Mendes Everton Pinho, respectivamente.

DSCN0014

Assistente Social Edna de Abreu, representando o IFMA – campus Monte Castelo. (Fotot: Marcela Coelho/CRESS-MA)

A assistente social Edna de Abreu mostrou em sua apresentação como se dá o trabalho da/o assistente social no IFMA, as principais requisições das/os profissionais, os principais desafios do serviço social na educação dentro da Instituição e as principais conquistas. Em sua fala ressaltou que os desafios são maiores que as conquistas, mas que a mudança desse paradigma vai sendo revertida aos poucos, por meio de muito trabalho da equipe de profissionais. Já a assistente social Marilea Pinho fez uma breve contextualização sobre a inserção do Serviço Social na Educação, em seguida apresentou a inserção no Colégio Universitário, mostrou algumas das atribuições da/o assistente social e, por fim, expos os principais desafios na atuação profissional. Confira abaixo as apresentações utilizadas pelas profissionais:

Relato de Experiência IFMA – Campus Monte Castelo

Relato de Experiência no COLUN

DSCN0027

Assistente Social Marilea Pinho, representando a UFMA – Colégio Universitário. (Fotot: Marcela Coelho/CRESS-MA)

Encerradas as falas, teve início o debate, que foi coordenado pela assistente social Josenilde Oliveira Pereira, que é a atual articuladora da Comissão e conselheira do CRESS-MA, “Gestão Resistência e Luta”. As informações coletadas durante a reunião irão compor um relatório que será posteriormente enviado ao CFESS, mostrando como está a inserção do Serviço Social na Educação do Estado.

A I Reunião Ampliada da Comissão de Serviço Social na Educação foi preparatória para o Seminário Nacional “O Trabalho do/o Assistente Social na Política de Assistência Estudantil” que ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, em Cuiabá-MT. O seminário é organizado pelo CFESS e CRESS-MT e tem como objetivo refletir sobre a atuação de assistentes sociais na assistência estudantil e seus desafios na atual conjuntura de regressão dos direitos da população, atendendo a demanda das/dos Assistentes Sociais de base que deliberaram durante o 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, ocorrido em Brasília – DF, a realização de um Seminário Nacional sobre a inserção profissional nas políticas e ações de assistência estudantil.

Confira a programação completa do Seminário Nacional “O Trabalho do/o Assistente Social na Política de Assistência Estudantil” AQUI.