CRESS-MA Participa da 16ª Edição do Curso de Capacitação Ética para Formação de Multiplicadores/as do Projeto Ética em Movimento
6 de novembro de 2018

WhatsApp Image 2018-11-05 at 17.42.44

Participantes do curso reunidas/os. (Foto: arquivo pessoal)

Estão reunidos desde o dia 03 de novembro de 2018, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, representantes dos Conselhos Regionais de Serviço Social do Brasil e Seccionais participando da 16ª edição do Curso de Capacitação Ética para Formação  de  Multiplicadores/as  do  Projeto Ética em Movimento. O evento se estende até o dia 10 de novembro, com duração total de 8 dias, totalizando uma carga horária de 80 horas, abrangendo aulas presenciais e o período de elaboração do projeto de multiplicação.

Na primeira etapa participam agentes multiplicadores representantes dos CRESS que são indicados pelas diretorias dos CRESS entre conselheiros, agentes fiscais, demais funcionários , participantes de comissões de ética e participantes de comissões de instruções. O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) esta representando pela assistente social Lorena Alves Silva, componente da Comissão Permanente de Ética do CRESS-MA.

No Maranhão, ao longo da execução do projeto, já foram realizadas 4 turmas de multiplicação, duas na capital São Luis, uma em Imperatriz e uma em Pinheiro, cidades do interior do Maranhão. Para o ano de 2019, o CRESS-MA planeja desenvolver mais uma turma a nível local, como forma de multiplicação da 16ª etapa do projeto.

Saiba mais:

O que é o Projeto Ética em Movimento?

É um projeto do Conjunto CFESS/CRESSque vem sendo desenvolvido desde 2000, coordenado pela Comissão de Ética e Direitos Humanos doCFESS (CEDH/CFESS). Envolve representantes dos CRESS e CFESSe visa à ampliação do debate ético, compreendendo-o no âmbito da atividade profissional, política, social e de defesa dos direitos humanos numa perspectiva crítica. Ultrapassa, portanto,a sua dimensão meramente legal eformal. As etapas do projeto são:

1. Formação do Agente Multiplicador

2. Apresentação do Projeto de Multiplicação

3. Realização da multiplicação articulada pelo Agente Multiplicador com suporte dos CRESS.

Confira a programação completa abaixo:

PROGRAMAÇÃO:

MÓDULO I: ÉTICA E SOCIEDADE

Profa. Responsável: Maria Lúcia Barroco (assistente social, docente PUC/SP)

03/11/2018 (sábado)

Ser Social e Práxis e Comportamento Ético-Moral: Determinações Históricas

Formas de Objetivação da Capacidade Ético-Moral do Ser Social

04/11/2018 (domingo)

9h às 12h30 – Aula expositiva e dialogada

Vida Cotidiana: Reprodução de Valores e Comportamentos

Sociedade Burguesa: Motivações e Exigências Ético-morais.

14h às 16 h – Filme

16h às 17h – Discussão do Filme

17h às 18 h – Síntese do curso. Aula expositiva e dialogada

Reflexão Crítica, Intervenção Ético-Política, Valores e Projetos.

18h às 1830h Avaliação do módulo

MÓDULO II: ÉTICA E TRABALHO PROFISSIONAL

Profa. Responsável: Cristina Brites (assistente social, docente UFF/PURO)

05/11/2016 (segunda-feira)

09h às 13h – Aula expositiva e dialogada

Ética Profissional: Fundamentos, Sujeitos e Escolhas Alternativas de Valor

14h30 às 18h30 – Aula expositiva e dialogada

Ética Profissional: Processualidade Histórica.

06/11/2016 (terça-feira)

9h às 13h – Exibição de Filme e debate

Cotidiano, Trabalho e Ética Profissional Parte I

14h30 às 18h30 – Trabalho em Grupo e debate

Cotidiano, Trabalho e Ética Profissional Parte II

MÓDULO III: ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

Profa. Responsável: Silvana Mara de Morais dos Santos (assistente social, docente da UFRN)

07/11/2016 (quarta-feira)

9h às 13h – Aula expositiva e dialogada

Concepções de Direitos Humanos e Limites à sua Implementação na Sociabilidade Capitalista

14h30 às 18h30 – Aula expositiva e dialogada

Direitos Humanos na Sociabilidade Capitalista: Cotidiano de Violação-Opressão, Resistência e Luta.

Filme e debate

08/11/2016 (quinta-feira)

9h às 13h – Aula expositiva e dialogada e trabalho de grupo

Reflexão Crítica Sobre a Concepção de Direitos Humanos na Perspectiva do Projeto Ético-Político Profissional

14h30 às 18h30 – Aula expositiva e dialogada e trabalho de grupo

A Agenda do Conjunto CFESS-CRESS e os Desafios Éticos face à Defesa Intransigente dos Direitos Humanos; Indicações para o Processo de Multiplicação e Fortalecimento da Agenda dos Direitos Humanos no Conjunto CFESS-CRESS.

19h00 – Avaliação do módulo

MÓDULO IV: ÉTICA E INSTRUMENTOS PROCESSUAIS

Responsável: Sylvia Helena Terra (assessora jurídica do CFESS)

09/11/2016 (sexta-feira)

I. Recomposição dos Direitos Violados

II. Fase Pré-Processual e Fase Processual.

III. Inovações Introduzidas pelo novo Código Processual de Ética

14h30 às 18h30 – Aula expositiva e Dinâmica de Grupo.

III. Apresentação de Problemas mais Frequentes de Natureza Processual

IV. Apresentação de uma Situação Judicial para Discussão e Aplicação dos Princípios que regem o Projeto Ético-Político do Serviço Social

V. Dinâmica de Grupo- Elaboração de denúncia.

10/11/2016 (sábado)

9h às 10h – Coordenação CEDH

Orientação sobre elaboração dos Projetos de Multiplicação

Definição de Cronograma para o Processo de Multiplicação do Curso Ética em Movimento

10h às 13h – Dinâmica de grupo

I. Trabalho em Grupo – Enquadramento de Denúncia Ética. Apresentação dos Grupos, Debates e Orientação Jurídica sobre a questão do enquadramento.

14h30 às 19h00

II. OFICINA – Simulação de alguns aspectos do tramite  e do julgamento de um Processo Ético/ Reflexão e Debate sobre o sentido da pena na Perspecticva do Projeto Ético Político do Serviço Social.

19h00- Conclusão da Oficina