Plenária Nacional Aprova Mudanças na Modalidade de Votação para o Conjunto CFESS-CRESS
10 de setembro de 2018

FONTE: CFESS

PlenariaConjunto-VotoOnLine

Plenária Ampliada do Conjunto CFESS-CRESS debateu e aprovou o voto on line no intuito de ampliar a participação da categoria no Processo Eleitoral (foto: Rafael Werkema/CFESS)

A partir de 2019 o voto será on line, democratizando ainda mais a participação da categoria no processo eleitoral.

A participação da categoria nos debates e instâncias decisórias das entidades representativas do Serviço Social brasileiro é um dos legados do Projeto ético-político profissional nas últimas quatro décadas. Nesse sentido, o processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS significa um momento de renovação e afirmação da direção democrática na condução das entidades de defesa da categoria.

Partindo desse entendimento e de uma deliberação do 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, que definiu pela realização de “estudos colaborativos sobre a viabilidade do voto on line”, é que o Conjunto CFESS-CRESS deu mais um importante passo no âmbito da gestão democrática e transparente de suas entidades.

Na última quinta (6/9), foi aprovada a mudança na modalidade de votação para o Conjunto CFESS-CRESS, que passará a se realizar por meio do voto on line. A deliberação ocorreu em Plenária Nacional Ampliada especificamente convocada para esse fim, nos termos do Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS.

A decisão teve por base estudos técnicos, financeiros e jurídicos feitos pelo CFESS e terá impactos políticos e financeiros positivos para a categoria e para o Conjunto CFESS-CRESS.

No âmbito político, o voto on line poderá ampliar a participação de assistentes sociais no processo eleitoral, pela facilidade de acesso à ferramenta, sem que o/a profissional precise se deslocar para exercer seu direito de voto. “A categoria continuará tendo participação direta na escolha das gestões do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social e, consequentemente, na direção política dada à profissão”, argumentou a presidente do CFESS, Josiane Soares. Ela avalia que quanto maior a participação da categoria, maior a legitimidade do processo eleitoral.

A medida impactará em todos os CRESS, como o da Bahia, por exemplo, que possui grande grande extensão territorial. “Essa mudança permitirá que as assistentes sociais residentes nos 417 municípios da Bahia participem do processo eleitoral do Conjunto de forma mais acessível, com mais segurança no exercício de seu direito de voto e sem qualquer custo. Sem dúvida, é uma decisão que aproxima ainda mais a nossa base do processo eleitoral do Conjunto”, comemorou Dilma Franklin, presidente do CRESS-BA.

Sobre a questão administrativo-financeira, o estudo realizado pelo CFESS apontou que a mudança da modalidade de voto representa, sem dúvida, a diminuição significativa dos custos do processo eleitoral. Atualmente, o voto por correspondência exige, por exemplo, investimentos para impressão de cédulas, envio por correios, apuração dos votos, entre outros custos que, quando somados, são muito superiores ao investimento necessário para a ferramenta tecnológica que permitirá o voto pela internet.

Os estudos feitos pelo CFESS levou em conta também as experiências de outros conselhos federais, que já realizam seu processo eleitoral na modalidade de voto on line e têm resultados satisfatórios, tanto no que diz respeito à operacionalização do processo quanto à participação de suas respectivas categorias.

“Alguns artigos do Código Eleitoral sofrerão alterações a partir desta nova realidade e informaremos isso posteriormente. O importante, neste momento, é destacar que a mudança potencializa a gestão democrática e transparente do Conjunto”, complementou a presidente do CFESS, Josiane Soares.

Nas eleições do Conjunto CFESS-CRESS, todos/as assistentes sociais com inscrição regular nos regionais têm direito ao voto. O CFESS é o único conselho federal que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo, expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação política democrática.

PlenariaConjunto-Arte

(Arte: Rafael Werkema/CFESS)