Em semana de agenda intensa, CFESS realiza Conselho Pleno e reunião do Fórum Nacional em defesa da formação
10 de setembro de 2018

FONTE: CFESS

1 forum-formacao-G-1

A segunda reunião do Fórum teve como pauta central suas diretrizes (Rafael Werkema/CFESS)

Saiba mais sobre as atividades do Conjunto CFESS-CRESS.

A semana do 7 de Setembro está sendo marcada por uma agenda intensa do Conjunto CFESS-CRESS.

Nos dias 4 e 5 de setembro foi realizado mais um Conselho Pleno da diretoria do CFESS.  A reunião foi, dentre outras pautas, para preparação para os eventos que estão ocorrendo nesta semana: Plenária Nacional sobre o voto on line para as eleições do Conjunto CFESS-CRESS, o 5º Seminário Nacional de Comunicação e o 47º Encontro Nacional CFESS-CRESS.

Na noite do dia 5/9, ocorreu também o segundo encontro do Fórum Nacional em defesa da formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social. O espaço é resultado de diálogos que as entidades representativas da categoria – Conjunto CFESS-CRESS, Abepss e Enesso – vêm fazendo após o encerramento, em 2017, do GT Trabalho e Formação, após deliberação do 46° Encontro Nacional CFESS-CRESS de criação desse novo espaço de organização e defesa da profissão.

Em resumo, esse novo Fórum debaterá ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância em Serviço Social, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

2 ConselhoPleno47nacional

Conselho Pleno do CFESS em Porto Alegre (RS) teve como uma de suas pautas os eventos da semana (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Durante quase uma década, o GT Trabalho e Formação, a partir do seu Plano de Lutas, pensou estratégias nesse sentido. Agora, em uma conjuntura na qual as organizações do Serviço Social precisam reafirmar coletivamente estratégias de enfrentamento ao forte processo de precarização do trabalho e mercantilização da formação de assistentes sociais, o Fórum se configura como um espaço de articulação coletiva e de resistência, diante do contexto de aprofundamento de supressão de direitos sociais e políticos, de forte direcionamento do fundo público para o capital, de restrições democráticas na ordem burguesa, de sucateamento das políticas sociais, de mercantilização e aligeiramento da formação, da deterioração das condições de trabalho e de criminalização das resistências políticas a esses desmontes.

“Exercício profissional de qualidade requer formação de qualidade. Defendemos uma formação em Serviço Social fundamentada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, em que estudantes tenham total condições de acesso a uma universidade pública, estatal, laica e de qualidade. Como já dissemos em uma campanha do Conjunto, ‘meia formação não garante um direito’. Debater de forma coletiva com todos os CRESS, Abpess e Enesso, bem como outras entidades que defendem a educação enquanto direito e que coadunam com nossas pautas, nos dá energia e nos fortalece diante dessa conjuntura de retrocessos”, avaliou a coordenadora da Comissão de Formação do CFESS, Daniela Neves.

O CFESS divulgará em breve a carta de diretrizes do Fórum.

3 forum-formacao-G-2

A coordenadora da Comissão de Formação do CFESS, Daniela Neves, ressaltou a importância do debate coletivo sobre o tema (foto: Rafael Werkema/CFESS)