A IV Edição da Oficina ABEPSS Itinerante no Maranhão Teve Início Ontem
31 de agosto de 2018

WhatsApp Image 2018-08-30 at 15.57.24

Momento de construção do painel coletivo sobre a formação e o trabalho profissional

Teve início ontem, 30/08, e se estende até o dia 14/09, a IV Edição da Oficina ABEPSS Itinerante, uma parceria da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Conjunto CFESS/CRESS, com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA). O Projeto ABEPSS ITINERANTE tem como objetivo fortalecer o projeto de formação profissional do serviço social brasileiro no contexto atual, nesta IV edição a proposta é trabalhar as atribuições e competências profissionais dos assistentes sociais na perspectiva dos fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético políticos, com foco nas diretrizes curriculares e na indissociabilidade entre teoria e prática.

A oficina é dividida em dois momentos diferenciados. O primeiro módulo foi trabalhado durante os dias 30 e 31 de agosto, tendo como discussão: os fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social na particularidade da sociedade brasileira frente às atuais transformações societárias; e o trabalho assalariado: o assistente social como trabalhador assalariado, crise capitalista, metamorfoses no mundo do trabalho, seus desdobramentos no mercado de trabalho, nas condições e relações de trabalho dos assistentes sociais e no âmbito da formação profissional.

O segundo módulo será trabalhado durante os dias 13 e 14 de setembro, e tratará das temáticas: a indissociabilidade entre as dimensões do trabalho, da formação e da organização política; atribuições e competências sócio-profissionais e políticas, demandas profissionais e requisições institucionais, respostas profissionais na contemporaneidade; desafios e estratégias coletivas, identificação de tendências no âmbito da atuação profissional, projetos em disputa.

O evento acontece no auditório do Centro de Ciências Sociais na UFMA, Avenida dos Portugues, s/n, campus Bacanga, São Luís-MA. Docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, supervisores de campo, assistentes sociais, presidenta e funcionárias do CRESS-MA participam da oficina.

Confira a programação completa em:PROGRAMAÇÃO EM PDF ABEPSS