CRESS-MA Participa de Roda de Conversa no Conselho Regional de Psicologia do Maranhão
24 de agosto de 2018

WhatsApp Image 2018-08-23 at 19.03.14 (1)

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), representado pelo conselheiro Carlos Danilo Silva Rodrigues, participou no último dia 11 de agosto da roda de conversa “A Psicologia a População em Situação de Rua”, A atividade foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA) e foi realizada no Conselho Estadual de Assistência Social, localizado no bairro Vinhais.

O evento teve como objetivo propor uma ampla discussão sobre o atendimento e o acompanhamento da população em situação de rua, no que tange a prática da/o psicóloga/o. O CRESS-MA foi convidado com a finalidade de mostrar ao público presente como se dá a atuação da/o assistente social no atendimento dessa população e o posicionamento contrário do conjunto CFESS/ CRESS sobre o encaminhamento das pessoas com problemas de álcool/drogas para as comunidades terapêuticas.

O conselheiro Danilo afirmou “O evento foi muito importante para a categoria, pois possibilitou debater temas pertinentes as/os assistentes sociais e conhecer o posicionamento das outras categorias profissionais.

Sobre as atribuições profissionais da/ o Assistente Social

O CFESS divulgou no último dia 15 de agosto o relatório de fiscalização sobre a inserção de assistentes sociais nas Comunidades Terapêuticas (CTs).

O relatório de fiscalização aponta que as atribuições e competências de assistentes sociais registradas expressam-se na entrevista de triagem, no atendimento direto ao/à usuário/a, grupos e famílias, nos encaminhamentos para atendimentos de saúde, na elaboração de perfil socioeconômico das famílias, na condução de grupos de autoajuda aos/às familiares, na visitação aos/às residentes.

Entretanto, foi constatada também a participação de assistentes socias em atividades de cunho religioso – aulas, cultos, oração, leitura da Bíblia (“como intervenção divina de salvamento da alma e obediência”) – grupos de espiritualidade, laborterapia na realização de diversos serviços. Ademais, grande parte dos/as assistentes sociais desenvolvem atividades profissionais nesses espaços na condição de trabalhadores/as voluntários/as, situação que também contraria a defesa do trabalho de qualidade feita historicamente pelo conjunto CFESS-CRESS.

Relembre os posicionamentos do Conjunto CFESS-CRESS

Contribuições do CFESS acerca do debate sobre as CTs

CFESS divulga nota sobre a regulamentação das Comunidades Terapêuticas

CFESS marca presença em lançamento de relatório nacional sobre comunidades terapêuticas