CRESS-MA Reúne com Representantes da Secretaria Especial da Saúde Indígena no Maranhão
21 de agosto de 2018

Reunião SESAI 14.08

No último dia 13 de julho, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) esteve reunido com representantes da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) no Maranhão. Estiveram representando o Conselho, a presidente Célia Martins, a coordenadora executiva Jozeth Andrade e as agentes fiscais Edivana Siqueira e Lucilene Guimarães. As psicólogas Adriana Braga e Ivone Ferreiras foram as representantes da Secretaria. A reunião teve como principal objetivo solicitar ao CRESS-MA a realização de capacitação para as/os assistentes sociais que atuam na Sesai. Na oportunidade, as profissionais puderam ainda relatar a experiências de trabalho, bem como apontar dificuldades e desafios no âmbito da saúde indígena no Maranhão.

Como profissionais também da área da saúde, assistentes sociais atuam em diversos campos, como a saúde mental, a saúde do/a trabalhador/a e a saúde indígena. Esta última, por sua vez, é também bandeira de luta do conjunto CFESS/CRESS “Defender os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais no acesso às políticas sociais e ao usufruto e permanência em seus territórios”. Portanto, o conjunto CFESS/CRESS, se manifesta a favor da necessidade da categoria compreender essa realidade de múltiplas diversidades, como mais um desafio que se coloca para a defesa do projeto ético-político profissional.

A realização da formação ainda não tem data, mas já está sendo planejada e incluída no cronograma de atividades do CRESS-MA para o segundo semestre de 2018, possivelmente deverá ser realizada no mês de novembro.

Saiba mais sobre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai):

O que fazemos?

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A missão da secretaria é implementar um novo modelo de gestão e de atenção no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o SUS (SasiSUS), descentralizado, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e responsabilidade sanitária dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Entre as atribuições da Sesai destacam-se: desenvolver ações de atenção integral à saúde indígena e educação em saúde, em consonância com as políticas e os programas do SUS e observando as práticas de saúde tradicionais indígenas; e realizar ações de saneamento e edificações de saúde indígena.

A Saúde Indígena conta com:

• Conselhos Locais de Saúde;
  •
  • Conselheiros Locais, que representam mais de 5 mil aldeias e 305 etnias indígenas;
  •
  • 34 Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), compostos por 1.390 conselheiros Distritais de Saúde Indígena;
  •
  • Fórum de Presidentes de Condisi (FPCondisi).

Controle Social

• Está garantida a participação indígena nos órgãos colegiados de formulação, e acompanhamento e avaliação das políticas públicas de saúde.

Índios do Brasil

A população indígena brasileira é de 818 mil**, sendo:

• 758 mil indígenas distribuídos em 5.366 aldeias**
  • 305 povos diferentes, que falam 274 línguas distintas*