Conselho Federal está na Luta em Defesa da Política de Assistência Social
31 de julho de 2018

FONTE: CFESS

foto-reuniao-cmas-cutiriba

CFESS participou da reunião ampliada da Comissão de Assistência Social do CRESS-PR (foto: arquivo/CFESS)

Gestão participa de atividades no Paraná, dias antes do evento do Conjunto que vai debater a temática.

O CFESS vem atuando na defesa da seguridade social brasileira, que tem sofrido sucessivos ataques e cortes. A realização do 2º Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na política de assistência social é uma dessas estratégias. Mas também são ações importantes a atuação junto aos fóruns de trabalhadores/as, a participação nos conselhos de direitos e demais espaços de mobilização e defesa dos direitos. Foi por isso que o Conselho Federal participou da reunião ampliada da Comissão de Assistência Social do CRESS-PR na última semana, em Curitiba, capital do estado.

A atividade ocorreu para debater formas de enfrentamento à tentativa de fechamento de sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) CRAS e quatro unidades de atendimento da política de assistência social na cidade. O CFESS foi representado pelas conselheiras que fazem parte do Fórum Nacional de Trabalhadores/as do Suas (FNTSUAS), Daniela Castilho e Magali Frans, além da conselheira da região, Daniela Möller.

Segundo a conselheira Daniela Castilho, a proposta de fechamento dos Cras foi apresentada no Conselho Municipal de Assistência Social sem qualquer indicativo prévio de que isso estaria na agenda da gestão municipal. Ela explica que conselheiras da sociedade civil se posicionaram contrariamente e sustentaram que tal medida não poderia ocorrer sem qualquer estudo de seu impacto para o atendimento dos direitos assegurados a população usuária dos serviços, bem como ressaltaram a necessidade de um amplo debate com a sociedade. “Isso fez com que a gestão do Conselho Municipal adiasse a pauta”, informa Castilho.

Em relação à situação, o Ministério Público do Paraná exigiu que tal reivindicação da sociedade civil fosse atendida. A prefeitura, para atender, realizou, em dois dias,  audiências públicas nas sete regionais, sem, entretanto, assegurar condições para ampla divulgação e durante horário de expediente dos/as trabalhadores/as do Suas (Sistema Único de Assistência Social). “Mesmo assim, houve participação de  trabalhadores/as, mobilização de conselheiros/as tutelares e da população, que contestaram o fechamento. Na reunião ampliada da Comissão de Assistência Social, o CRESS-PR apresentou as ações e articulações que vem desenvolvendo desde que tal cenário se desenhou e foram debatidas outras estratégias para o enfrentamento da  situação” acrescenta a conselheira do CFESS Daniela Möller.

Para a conselheira Magali Frans, “nesse cenário de desmonte das políticas públicas e de aprovação da Emenda Constitucional 95, que congela recursos públicos por 20 anos, é necessário dar centralidade aos FETSUAS (Fóruns Estaduais) e à organização e mobilização dos/as trabalhadores/as desta política, tendo em vista o aceleramento da precariedade das condições e relações de trabalho vivenciadas por esta categoria”. Valdevania de Assis, assistente social e representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) afirmou que “frente aos desmontes das políticas sociais impostos pelos governos, a participação das/os trabalhadoras/es e da população se faz necessária”.

Seminário em Fortaleza reunirá assistentes sociais para fortalecer a luta
Nesta quarta e quinta-feira (1º e 2 de agosto), o CFESS e o CRESS-CE realização o 2º Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na política de assistência social. O evento reunirá cerca de 1.500 pessoas de todo o país, dentre assistentes sociais, estudantes e profissionais de outras áreas, para debater o contexto de desmonte da política, que se reproduz em todos os estados brasileiros.

É fundamental que quem já se inscreveu compareça, para fortalecer a luta da categoria em defesa do Suas, especialmente com o acirramento das desigualdades sociais no país, desfinanciamento das políticas sociais, o avanço do conservadorismo e os desafios para o trabalho e organização dos/as assistentes sociais.

As inscrições estão encerradas, mas quem não conseguiu vaga pela internet poderá comparecer ao local do evento para, somente em caso de desistências, se inscrever, a partir do meio-dia de 1º de agosto. O evento também terá transmissão online, por meio do site oficial (clique aqui e acesse).

Não se esqueça!

Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza (CE)

Data: 1º e  de agosto de 2018

Horário: credenciamento a partir das 8h para quem já se inscreveu