Conselho Pleno do CFESS Recebe a Comissão Especial
11 de junho de 2018

FONTE: CFESS

1com-esp-2018-

Comissão Especial (dir.) apresenta o relatório para a diretoria do CFESS (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Relatório foi favorável à prestação de contas da instituição de 2017.

Prevista no Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS, a Comissão Especial tem a função de apreciar e emitir parecer sobre a prestação de contas do CFESS referente ao ano anterior. Durante dois dias, cinco integrantes das direções dos CRESS, sendo uma pessoa de cada região brasileira, se reúnem na sede do CFESS, em Brasília (DF) uma vez por ano. A composição desta comissão é definida anualmente no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

Foi com a apresentação do relatório da Comissão Especial 2018 que teve início, nesta quinta-feira (7) o Conselho Pleno do CFESS, em Brasília (DF). A gestão É de batalhas que se vive a vida (2017-2020) recebeu as conselheiras que compuseram a comissão neste ano: pela região norte, Nathanne Andreane Rosa Costa (Seccional Roraima); pela região nordeste, Fernanda Farias de Aguiar Lima (CRESS-PI);  pela região centro-oeste, Kátia Regina Neres Reis (CRESS-GO); pela região sudeste Carla de Oliveira Maria (CRESS-ES) e, pela região sul, Roberta Rama de Brito (CRESS-RS).

O relatório apresentou parecer favorável à prestação de contas do CFESS em relação aos recursos investidos em 2017. No documento, o grupo afirma que os investimentos efetuados pelo Conselho Federal foram coerentes com as estratégias e deliberações aprovadas pela categoria de assistentes sociais no Encontro Nacional CFESS-CRESS, tanto em âmbito político, quanto sob o viés administrativo-financeiro.

Para a coordenadora da comissão administrativo-financeira do CFESS, Cheila Queiroz, é essencial que representantes dos CRESS possam analisar e avaliar a aplicação de recursos realizada pelo CFESS. "A  comissão é fundamental para ampliar o processo democrático e de transparência no uso dos recursos pela entidade. Uso que está pautado em uma agenda politica deliberada coletivamente. Além disso, esse momento é importante para o aperfeiçoamento dos procedimentos internos da entidade, visando à adequação aos princípios da administração pública", destaca a conselheira.

Para quem não sabe, a Comissão Especial funciona como uma espécie de auditoria interna, na qual os Regionais verificam se os investimentos e gastos realizados pelo CFESS no ano anterior condizem com o planejamento elaborado e com o que foi deliberado pelo Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS.

1DSC_0127

Conselho Pleno teve início na quinta-feira (foto: Rafael Werkema/CFESS)

Avaliação positiva
A conselheira do CRESS-RS, Roberta Rama, entende que o trabalho da Comissão Especial é de “extrema importância, porque, além da fiscalização que o Conjunto CFESS-CRESS recebe do Tribunal de Contas da União (TCU), aqui é a própria categoria analisando a aplicação de recursos do CFESS, o que garante maior transparência e legitimidade às ações realizadas”.

Segundo a conselheira do CRESS-PI, Fernanda Farias, a comissão “é uma oportunidade de aprendizado  inclusive para a gestão do Regional e também para o fortalecimento da transparência na aplicação de recursos”.

Conselho Pleno do CFESS
Até o próximo domingo (10), a gestão do CFESS estará reunida para o Conselho Pleno, debatendo assuntos como os Encontros Descentralizados e o Encontro Nacional CFESS-CRESS de 2018, a organização do Seminário Nacional ‘O trabalho do/a assistente social na política de assistência social’, que ocorrerá em agosto em Fortaleza (CE), bem como a Política de Acessibilidade no Conjunto CFESS-CRESS.

Aqui você vê a pauta completa