39º Encontro de Assistentes Sociais Abordou as Contrarreformas e seus Impactos na Vida dos/as Usuários/as e Trabalhadores/as das Políticas Públicas
21 de maio de 2018

WhatsApp Image 2018-05-18 at 18.05.18

Durante os dias 15, 16 e 17 de maio de 2018, aconteceu em São Luís – MA, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão, o 39º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, com o tema” Seguridade Social: contrarreforma, resistência e defesa dos direitos sociais.”

A abertura oficial do evento contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA), Célia Soares Martins, da representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPS), Naires Raimunda Gomes Farias, da chefa do Departamento de Serviço Social da UFMA, Silse Teixeira de Freitas Lemos e a representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social no Maranhão (ENESSO), Valéria Silva Siqueira.

WhatsApp Image 2018-05-18 at 18.05.17

A mesa de abertura foi marcada pelas falas sobre os ataques aos direitos sofridos diariamente pelos/as brasileiros/as, com destaque para a previdência social, saúde e assistência social. Além da afronta à democracia, como o assassinato da vereadora Marielle, lembrando pela professora Naires Farias. Diante de tal cenário, a presidente do CRESS-MA, ressaltou a bandeira do conjunto CFESS/ CRESS, “A nossa escolha é a resistência e, com esse espírito, convocamos assistentes sociais brasileiro/as a não se calarem diante das contrarreformas”.

A gestão “Resistência e Luta” (2017-2020) este ano veio propor uma nova metodologia de trabalho, a proposta foi aprofundar o conhecimento acerca dos impactos das contrarreformas conservadoras em curso com as mesas temáticas apresentadas, além de propiciar um espaço de reflexões sobre as estratégias de resistência dos/as trabalhadores/as do Serviço Social, mediante a apresentação de experiências nos mais diversos campos de trabalho. Tivemos, portanto, a apresentação de 24 experiências, nas quais os/as profissionais puderam mostrar as estratégias utilizadas em seu local de trabalho, diante da conjuntura de contrarreformas.

Durante os três dias do Encontro os presentes puderam apreciar mesas temáticas, debates e apresentação de experiências nas áreas da seguridade social, saúde, previdência, direitos humanos e outros. Entre os temas abordados nas palestras tivemos “Seguridade Social: Contrarreformas, Resistência E Defesa Dos Direitos Sociais”, ministrado pela professora Eblin Farage, que ressaltou a necessidade da sobrevivência da profissão, necessitando, para tanto, constitui-se de forma coletiva e incentivar a organização dos/das usuários/as. Contamos também com a palestra “Saúde mental, direitos e retrocessos: desafios para o/a Assistente Social”, ministrada pela assistente social Solange Moreira.

WhatsApp Image 2018-05-18 at 18.05.34

Na mesa temática sobre previdência social, pudemos assistir à palestra “A Reforma da Previdência e os Impactos para o Serviço Social e Trabalhadores/as”, ministrada pela assistente social do INSS Marinete Moreira. O 39º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão contou ainda com um momento sobre “Os 25 anos do código de ética dos/das assistentes sociais”, ministrado pela professora da UFMA, Cristiana Lima. Na mesa temática assistência social, trouxemos a professora Ieda Castro para ministrar a palestra “Os Desafios da Implementação do SUAS e os Impactos Sobre o Trabalho Profissional”.

WhatsApp Image 2018-05-18 at 18.10.02

O Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão é um evento realizado pelo CRESS-MA ao longo de 39 anos de forma ininterrupta e conta com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).