O CRESS-MA Convida Tod@s a Participarem da Greve Internacional das Mulheres
7 de março de 2018

WhatsApp Image 2018-03-07 at 15.50.48

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) convida tod@as a participarem da Greve Internacional das Mulheres amanhã, dia 8 de março, às 15h30, em frente ao colégio Liceu Maranhense, Centro, São Luis-MA. O movimento faz parte da programação organizada pelo Fórum Maranhense de Mulheres, que ao longo das últimas décadas vem articulado no Estado um conjunto de lutas para garantir a igualdade de gênero no conjunto da sociedade maranhense. Essas lutas têm sua culminância no dia 8 de Março – Dia Internacional de luta das Mulheres.

O CRESS – MA participa ativamente em instituições de controle social de proteção dos direitos da mulher, a exemplo do Conselho da Condição Feminina. Considerando ainda, a categoria de Assistentes Sociais ser hegemonicamente feminina e possuir entre suas bandeiras de lutas pautas importante defendidas também pelo movimento feminista, a exemplo da luta pela descriminalização do aborto que recentemente foi matéria de nota técnica do Conselho Federal de Serviço Social.

Neste 8 de março de 2018 o Fórum e o conjunto de entidades que o compõe deliberaram pela Paralisação de Mulheres que se somará aos outros estados do Brasil e do mundo em protesto pela situação de subalternidade das mulheres, pela restauração do Estado democrático e contra:

• A reforma da previdência – não podemos admitir que este governo impossibilite a aposentadoria das mulheres, obrigando-as a trabalharem mais, sem considerar a dupla jornada de trabalho;
  • A reforma trabalhista – exigimos sua revogação;
  • Os ataques às comunidades tradicionais – exigimos titulação imediata dos territórios das comunidades tradicionais;
  • O feminicídio – exigimos políticas mais severas, pois o Maranhão é um dos estados com maior índice de morte de mulheres;
  • O racismo – porque é inadimíssivel que o estado com uma das maiores populações negras do país não crie medidas mais ostensivas para combater este problema social e lutar com mais vigor contra o extermínio da juventude negra;
  • A violência à mulher e contra o patriarcado – é importante criar um modelo de educação que reeduque crianças e jovens a aprenderem a respeitar as mulheres;
  • A criminalização do aborto – milhares de mulheres morrem em consequência de aborto sem que o Estado e a sociedade discuta o problema que continua sendo responsabilidade unicamente das mulheres. Mulher não engravida sozinha!
  • O corte dos recursos para as políticas públicas – as desigualdades de gênero em uma sociedade cada vez mais patriarcal, misógina, LGBTTIfóbica, exige do governo do estado mais recursos para implementar políticas que venham a construir a igualdade de gênero no Maranhão.

Clique AQUI para ler a nota técnica do CFESS sobre a luta pela descriminalização do aborto.

Confira a programação das ações realizadas pelo Fórum no mês de março:  Progamação 8M 2018 – Fórum Maranhense de Mulheres-1

Com informações do Fórum Maranhense de Mulheres.