Conselho Municipal da Condição Feminina Realiza Visita Técnica a Casa da Mulher Brasileira
1 de março de 2018

WhatsApp Image 2018-02-27 at 21.08.03

O Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) realizou na tarde do dia 27 de fevereiro uma visita técnica a Casa da Mulher Brasileira. A atividade teve como objetivo realizar o monitoramento do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência (CRAM), um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, que surgiu a partir de um projeto do CMCF em 2009. As visitas técnicas fazem parte das atividades do planejamento da atual gestão do Conselho e tem como principal objetivo acompanhar os serviços destinados à mulher, em diversas áreas como: saúde, educação, política de gênero, combate à violência, entre outras.

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) faz parte do CMCF como representante da sociedade civil, tendo as conselheiras da Gestão “Resistência e Luta”, Leida Cabral Nascimento da Silva, na condição de titular, e Vanessa Natália Amorim Silva, na condição de suplente. Essa participação qualificada no exercício do controle social democrático nos conselhos de políticas públicas e de defesa e garantia de direitos, representa uma das ações estratégicas continuadas do conjunto CFESS/ CRESS.

WhatsApp Image 2018-02-27 at 17.18.49

Ainda durante a tarde de ontem, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) recebeu também a visita da juíza Lúcia Helena Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher, que esteve verificando a estrutura física da CMB. Na oportunidade, a juíza concedeu a 1ª Medida Protetiva de Urgência a uma mulher assistida, simbolizando a ocupação da Casa pela a 2ª Vara da Mulher. Para a Conselheira Leida Cabral “A CMB representa a conquista do movimento feminista e de mulheres no que tange a efetivação da Lei Maria da Penha, uma vez que sua materialização (da lei) se efetiva na rede”.

Saiba mais:

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço de atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, previsto na Lei Maria da Penha. Integra no mesmo lugar serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. (Fonte: http://www.justica.gov.br)