CRESS-MA
NOTÍCIAS
CRESS-MA Toma Posse no Conselho Municipal da Condição Feminina
12 de dezembro de 2017
ASCOM CRESS/MA

 

 

publico-lota-2Conselheiras que tomaram posso no último dia 07 de dezembro de 2017.

 

 

No último dia 07 de dezembro, no Auditório da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jacarati, o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS-MA) tomou posse no Conselho Municipal da Condição Feminina, como representante da Sociedade Civil. Estiveram representando o CRESS-MA, as Conselheiras da Gestão “Resistência e Luta”, Leida Cabral Nascimento Silva, na condição de titular, e Vanessa Natália Amorim Silva, na condição de suplente.

 

O conselho é formado por um conjunto de 22 mulheres, que representam o poder público municipal e a sociedade civil organizada, incluindo dois assentos de conselheiras eméritas. Tem como principais objetivos: propor, debater e definir com o poder público as políticas sociais em defesa da condição feminina, nas áreas da saúde, educação, política de gênero, combate à violência, entre outras. As novas integrantes estarão compondo a gestão pelos próximos dois anos.

 

No Maranhão, Estado no qual ocorrem muitas mortes caracterizadas como feminicídio, é primordial que instituições de controle social sejam ativas na organização e articulação de políticas para mulheres. Nessa perspectiva, o CRESS- MA tem se preocupado em indicar representantes das (os) Assistentes Sociais que trabalhem na execução de políticas voltadas para mulheres, objetivando garantir uma participação qualificada.

 

WhatsApp Image 2017-12-08 at 14.24.44 (1)Leida Cabral (de camiseta verde), conselheira do CRESS-MA, e as demais conselheiras do Conselho Municipal da Condição Feminina.

 

 

“Trata-se de um relevante colegiado na defesa dos direitos da mulher, que reúne grupos de mulheres e feministas que sempre estiveram vigilantes contra todas as formas de violências contra as mulheres, é um importante espaço de discussão e empoderamento.”, afirmou à conselheira Leida Cabral.

 

O CRESS – MA há mais de 10 anos representa a sociedade civil no Conselho da Condição Feminina, por entender a importância estratégica da defesa do projeto ético político profissional quando da sua participação em instituições de controle social de proteção dos direitos da mulher. Considerando ainda, a categoria de Assistentes Sociais ser hegemonicamente feminina e possuir entre suas bandeiras de lutas pautas importante defendidas também pelo movimento feminista, a exemplo da luta pela descriminalização do aborto que recentemente foi matéria de nota técnica do Conselho Federal de Serviço Social.

 

Clique aqui para ler a nota técnica do CFESS sobre a luta pela descriminalização do aborto:

http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1416.

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão / CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020