Apresentação da Assistente Social Isabela Cavalcante
O CRESS-MA realizou durante à tarde do último dia 28/09, em sua sede, a Reunião Ampliada da Comissão de Seguridade Social, que teve como tema “A Saúde Mental e o Serviço Social”. Em sua reunião do mês de setembro, a Comissão buscou ampliar uma discussão para além da campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. Embasaram os debates dessa reunião, a Política de Saúde Mental e o posicionamento do conjunto CFESS/ CRESS, a partir da experiência exitosa das Assistentes Sociais Isabela Cavalcante e Suzanna Muniz.
A primeira experiência apresentada foi “Assistente Social face às demandas da população em situação de rua: uma análise do trabalho profissional no Consultório na Rua de São Luís – MA”, muito bem exposto pela Assistente Social Isabela Cavalcante. Sua apresentação teve início com a contextualização do Consultório na Rua, fazendo uma breve distinção sobre Consultório de Rua. Sendo o primeiro, formado por uma equipe itinerante para atenção integral à saúde da população em situação de rua e, o segundo, composto uma equipe itinerante com foco no atendimento a saúde mental.
A Assistente Social apresentou ainda as principais causas/ motivos de ida para rua, são elas: desavenças familiares, alcoolismo e desemprego. Em São Luís, o serviço foi implantado desde janeiro de 2015 e, é vinculada ao Centro de Saúde Dr. Carlos Macieira, no Distrito Coroadinho. Quanto aos principais desafios enfrentados, Isabela destacou o desconhecimento da sociedade sobre o que é o Consultório na Rua e a desmitificação da concepção de ‘higienização’ do trabalho desenvolvido pela equipe de Consultório na Rua.
Dando continuidade às atividades a Assistente Social e coordenadora do CRESS-MA, Jozeth Andrade, fez uma breve abordagem sobre o Serviço Social e a Saúde Mental na perspectiva do conjunto CFESS/CRESS. Ressaltando, que o conjunto vincula-se à luta em defesa da saúde mental desde a década de 90, por meio da apresentação de diversos documentos (cartilhas, manifestos, notas, monções, entre outros).
Apresentação da Assistente Social Jozeth Andrade
Ela lembrou ainda que no ano 2000 o debate sobre a luta antimanicomial permaneceu no centro das discussões da saúde mental do Conjunto CFESS/ CRESS, introduzindo neste momento a discussão sobre a internação compulsória. Por fim, apresentou como avanço para o triênio 2017-2020, a realização do I Seminário Nacional Serviço Social, Drogas e Saúde Mental que acontecerá ano que vem em Brasília-DF.
A segunda experiência apresentada foi “A prática do Assistente Social na saúde mental: relato de experiência da intervenção profissional no Hospital de Emergência Psiquiátrica”, brilhantemente exposto pela Assistente Social Suzanna Muniz. Sua apresentação teve início com a contextualização sobre e Rede de Atendimento em Saúde Mental no Maranhão e sobre o Hospital Estadual Nina Rodrigues, local de atuação da profissional. Em seguida, ela apresentou as principais demandas do Serviço Social no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Estadual Nina Rodrigues e os principais desafios enfrentados no desenvolvimento dessas atividades. Por fim, informou que as tentativas de suicídio não são notificadas.
Apresentação da Assistente Social Suzanna Muniz
Acesse as apresentações utilizadas pelas profissionais:
A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL Suzana
Saiba mais:
O Conjunto CFESS/CRESS tem como bandeiras de luta:
– A defesa dos princípios da política de Saúde Mental conforme os princípios da reforma psiquiátrica, de modo que as pessoas que se encontram em sofrimento mental e que podem vir a recorrer ao suicídio tenham acesso universal aos serviços de maneira gratuita e próximo a sua residência;
– Defender o SUS 100% estatal, universal e de qualidade, com base nos princípios da reforma sanitária brasileira;
– Defender a reforma psiquiátrica e implementação dos serviços substitutivos, extra – hospitalares e de base territorial;
– Defender a garantia de financiamento, com aumento de recursos financeiros garantidos pelas três esferas de governo, com mudanças na forma de financiamento dos serviços substitutivos na área da saúde mental;
– A criação de fóruns e outros espaços democráticos no campo da saúde mental e da politica nacional de álcool e outras drogas.
Sobre a Saúde Mental, foi deliberado no 46º Encontro Nacional CFESS, que durante o período de 2018 a 2020 o Conjunto CFESS/CRESS- MA precisa:
– Fortalecer a luta pela efetivação da reforma psiquiátrica e dos mecanismos de atenção aos usuários dos serviços de saúde mental, álcool e outras drogas, em articulação com a rede substitutiva, capaz de sustentar uma ação integral e antimanicomial.
Confira os documentos do conjunto CFESS/CRESS sobre Saúde Mental, além de artigos e matérias sobre a temática:
Artigo Serviço Social e Saúde Mental
Apresentação em Power Point POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL BRASILEIRA
CFESS Manifesta: Dia Nacional da Luta Antimanicomial
CFESS ManifestaDia Mundial da Saúde Mental
Carta de Recife: O conjunto CFESS-CRESS é signatário!
Documento CFESS: Serviço Social e Reflexões Críticas sobre Práticas Terapêuticas
Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA
Gestão “Resistência e Luta” – 2017/2020