CRESS-MA
NOTÍCIAS
CRESS-MA participa do dia D de mobilização em Defesa do SUAS
2 de outubro de 2017
ASCOM CRESS/MA

IMG-20170929-WA0046Participantes do dia D de mobilização em Defesa do SUAS (Fonte: fotógrafo Marcone Pinheiro)

 

O  dia 28 de setembro ficou marcado em todo o Brasil como o Dia D Mobilização em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS) mobilizou os Colegiados Estaduais e Secretarias Municipais de Assistência Social de todo país a participarem deste momento.

 

O movimento foi desencadeado pela revelação do corte drástico no orçamento da assistência social, divulgado na última reunião da Comissão Intergestores Tripartite, no dia 6 de setembro, em Brasília-DF, e tem como objetivo divulgar as consequências do desfinanciamento do SUAS, que organiza e operacionaliza, em todo território nacional, a oferta de serviços e benefícios à população que vive em situação de pobreza, extrema pobreza e de desproteção social.

 

No Maranhão, a mobilização foi organizada pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e foi realizada no período da tarde, no Auditório do Instituto Florence de Ensino, localizado na Rua Rio Branco, nº 216, Centro, São Luís – MA. Estiveram presentes, o vereador Raimundo Penha e representantes dos Conselhos de Classes, de Conselhos de Direitos, do Parlamento, do Fórum Municipal de Trabalhadores do SUAS e do Sindicato de Assistentes Sociais. A presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão 2ª região (CRESS-MA), Carla Cavalcante, destacou a importância desse movimento.

 

"O dia D de Defesa do SUAS é uma manifestação de luta, denúncia, enfrentamento e renovação de nossas forças para dizer não ao corte de 96% no orçamento do SUAS do ano de 2018, proposto de forma antidemocrática por esse governo ilegítimo que nega direitos sociais à população pobre, podendo levar o país ao caos social. Para o CRESS-MA, o dia D de defesa do SUAS, se caracteriza nesse contexto, como um movimento nacional de luta que exige a recomposição orçamentária, o comando único da política e a implementação do SUAS imediatamente."

 

Como produto do Dia D Mobilização em Defesa do SUAS, foram propostos diversos encaminhamentos, dois quais pode-se destacar a organização de uma Comissão para preparar uma série de atividades a serem desenvolvidas durante todo o mês de outubro, que, por sua vez, culminarão com a realização da Conferência Estadual de Assistência Social, no final do mês.

 

IMG-20170929-WA0007Da esquerda para a direita: secretária da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande; conselheira do CRESS-MA, Margarete Cutrim; presidente do CRESS-MA, Carla Cavalcante. (Fonte: fotógrafo Marcone Pinheiro)

 

 

Confira o Manifesto do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS e o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social – FONSEAS: Carta Aberta CONGEMAS – FONSEAS – COEGEMAS

 

Leia mais:

 

O Conjunto CFESS-CRESS historicamente tem defendido uma concepção ampliada de seguridade social, tendo como marco a Carta de Maceió (2000)

 

Clique aqui e conheça mais sobre a Frente Nacional em Defesa do Suas e da Seguridade Social suas bandeiras de luta e ações

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão “Resistência e Luta” – 2017/2020