CRESS-MA
NOTÍCIAS
SETEMBRO VERDE/ CRESS-MA realiza entrevista com Assistentes Sociais da CNCDO-MA
29 de setembro de 2017
ASCOM CRESS/MA

setembro verde

 

O mês de setembro também ficou conhecido como 'Setembro Verde', mês dedicado à sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos em todo o país. A campanha, cujo slogan é “Doe órgãos, a vida continua!”, lembra principalmente o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no último dia 27 de setembro (quarta-feira).

 

No Maranhão, a Central Estadual de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Maranhão (CNCDO/MA), é o órgão responsável por coordenar a captação e distribuição dos órgãos para transplantes, gerenciando a fila de espera de pacientes receptores. A Central é composta por uma equipe multiprofissional e conta com a atuação de duas Assistentes Sociais.

 

O Conselho Regional de Serviço Social 2ª região – CRESS/MA por entender que a/o Assistente Social, enquanto membro da equipe de saúde, tem papel relevante no processo de doação, tendo em vista que sua intervenção é fundamentalmente articulada com ações que efetivem o direito social a saúde, conforme preconiza seu código de ética, apresenta entrevista realizada com as Assistentes Sociais Kellen Cristine Silva e Deuzilene Viegas da CNCDO/MA.

 

Sobre as entrevistadas:

 

asssite. socia. setembro verde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kellen Cristine Louzeiro Silva Bravin – Assistente Social. Mestranda em Gestão em Saúde (Fonte: arquivo pessoal)

 

assi. social setembro verde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deuzilene Pedra Viegas – Assistente Social. Especialista em Promoção a Saúde Renal na modalidade Residência Multiprofissional Integrada em Saúde – HUUFMA/UFMA. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviço de Saúde – UFMA. (Fonte: arquivo pessoal)

 

 

Confira abaixo a entrevista completa:

 

CRESS-MA: Há quanto tempo atua na CNCDO/MA?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): A Central Estadual de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Maranhão (CNCDO/MA) foi criada pela Portaria do Ministério da Saúde nº 425 de 11 de agosto de 1999, considerando as disposições do Artigo 2º da Lei 9.434 de 24 de fevereiro de 1997 e é vinculada ao Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Estadual de Saúde, sendo responsável por coordenar a captação e distribuição dos órgãos para transplantes, gerenciando a fila de espera de pacientes receptores. A Assistente Social Deuzilene Viegas compõe a Equipe Multidisciplinar desde o ano de 2008. Kellem Bravin atua na CNCDO desde fevereiro 2016.

 

CRESS-MA: Qual a realidade da doação de órgãos hoje, no Maranhão?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): No Maranhão o serviço de transplantes teve início no ano 2000, no Hospital da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), que permanece como principal Hospital transplantador no MA. Sendo que em Imperatriz também possui uma Instituição credenciada para realização de transplante renal.

No primeiro semestre de 2017, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileiro de Transplantes de Órgãos, foram realizados no Maranhão 26 transplantes renais, todos no HUUFMA, e 119 transplantes de córneas, ambos representando aumento considerável em relação ao mesmo período do ano anterior, 160% e 45%, respectivamente.

Hoje no Maranhão há uma lista de espera de pacientes 686 para transplantes de córneas e 216 para rim.

 

CRESS-MA: Qual o papel da (o) Assistente Social na CNCDO/MA?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): As atividades são divididas em basicamente dois eixos, sendo: Assistencial e Planejamento e, Gestão. De modo que as profissionais atuam nas seguintes ações:

– Participação em atividades de educação permanentes para profissionais da área da saúde;

– Divulgação do Programa de transplantes na impressa e outras mídias como forma de aumentar o número de doadores;

– Planejamento a realização de campanhas educativas objetivando sensibilizar a sociedade para necessidade do aumento do número de doadores, em parceria com a equipe multiprofissional;

– Assistir aos familiares durante todo o processo de Doação dos Órgãos e/ou Tecidos.  No processo de Doação de Órgãos, a família se torna o objeto de intervenção profissional do Assistente Social. O processo inicia quando é confirmado o Diagnóstico de Morte Encefálica do potencial doador. Em seguida é realizado o acolhimento da família para informar da possibilidade da doação de órgãos e obter o consentimento e autorização familiar.

 

De modo que no processo de doação as atribuições do Assistente Social da CNCDO/MA, são basicamente:

 

– Realizar Acolhimento Familiar;

– Prestar orientações aos familiares doadores quanto a Direitos Sociais e Previdenciários;

– Providenciar, juntamente com o corpo médico e de enfermagem, para que sejam devidamente assinados os termos de autorização para doação que se fizerem necessário;

– Em caso de morte violenta, orientar a família sobre a necessidade de registrar Boletim de Ocorrência, e realizar contato prévio com o (IML), para informar sobre a necessidade de necropsia no doador;

– Manter contato prévio com Município de origem em caso do doador do interior do Estado, quando necessário, para informar sobre a necessidade de traslado do corpo.

 

CRESS-MA: Quais as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): O processo de doação e transplante não ser discutido na formação profissional, nem na área médica e de enfermagem, de modo que os profissionais não tem base para as situações que se deparam na prática.

No caso do Serviço Social considera-se ainda que por ser uma área de atuação nova as profissionais precisam buscar aprimoramento constante. É necessário que o Assistente Social busque entendimento a respeito da Legislação do Programa de Transplantes e domínio da rotina do processo para estabelecer suas atribuições, não assumindo função de outras categorias profissionais.

No processo de trabalho na Central de Transplantes as Assistentes Sociais buscam parceira com as colegas de mesma profissão nos hospitais notificantes de potenciais doadores. Esse momento tem como objetivo a sensibilização dos profissionais para inserção destes no Processo da Doação de Órgãos, acolhendo a família e prestando orientações, conforme demanda da família. Tal parceria faz-se necessária uma vez que não possuímos Assistentes Sociais compondo todas as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTTs, campo de atuação esse que torcemos que seja reconhecido e se expanda, pois um bom acolhimento familiar durante todo o diagnóstico do usuário influencia positivamente para uma doação.

 

CRESS-MA: Quais os principais desafios encontrados no desenvolvimento da atividade?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas):  Desconstruir o mito de que o Processo de Captação de Órgãos é uma área de atuação específica de profissionais Médicos e Enfermeiros. Faz-se necessário demonstrar que outros profissionais, como Assistente Social, possuem atribuições que contribuem diretamente na positiva familiar para a Doação de Órgãos.

 

CRESS-MA: Quais são as principais conquistas alcançadas pelas /os Assistentes Sociais desse serviço?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): Consideramos que a maior conquista é a inserção do Serviço Social na captação de órgãos no Programa de Transplantes. Observamos essa conquista como uma possibilidade de atuação profissional conforme preconizam o Código de Ética do Assistente Social e as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, onde o transplante como tratamento é direito do cidadão. Outra conquista é o entendimento tanto da Equipe Multidisciplinar da CNCDO quanto das Equipes dos Hospitais Notificantes a respeito das atribuições do Assistente Social, reconhecendo sua atuação, identificando demandas e as encaminhando ao Assistente Social durante o processo da Doação de Órgãos.

 

CRESS-MA: Como é a relação com os demais profissionais da equipe multidisciplinar?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): A relação se estabeleceu ao longo dos anos de forma natural e respeitosa, as rotinas da Equipe Multidisciplinar são orientadas e coordenadas pela Coordenação Técnica da CNCDO que tem a sensibilidade de respeitar as especificidades de cada profissão.

A CNCDO tem um Programa Interno de Treinamento e Capacitação para Equipe Técnica. Ressaltamos que a coordenação desse programa de capacitação da equipe é de responsabilidade do serviço social que faz o levantamento da demanda da equipe e organiza o cronograma dessas ações. Nesses momentos que ocorrem uma vez por mês aproveitamos para além de fortalecer a equipe através do conhecimento técnico demandado também revisamos e melhoramos as rotinas do processo de trabalho.

 

CRESS-MA: A Campanha Setembro verde tem o objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. Sob que perspectiva a/o assistente social pode trabalhar, de forma multidisciplinar, atuando nessa temática?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): A CNCDO tem o desafio de sensibilizar as famílias maranhenses para a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Assim, a Campanha “SETEMBRO VERDE” de estímulo à doação, com foco na importância do diálogo familiar sobre a doação de órgãos é a oportunidade das Assistentes reforçarem seu compromisso Ético com a defesa do transplante como tratamento no SUS.

A atuação do Assistente Social na CNCDO é bastante dinâmica, além das atribuições já citadas anteriormente, tem uma função educativa muito forte e estão envolvidas diretamente no planejamento e execução na campanha. Além disso, são responsáveis com os psicólogos e a Coordenadora da Equipe de planejar e executar todas as ações educativas da CNCDO, visto que é de fundamental importância ações do tipo para sensibilizar a população no que diz respeito à doação de órgãos. Outra ação que também faz parte das atribuições do Serviço Social é de planejar e organizar a execução das capacitações ofertadas às equipes de saúde dos hospitais que notificam os possíveis doadores. Para realizar tais atividades as Assistentes Sociais vão a diversas unidades acompanhadas das Médicas, Enfermeiras, Técnicas de Enfermagem para realização dessas ações levando conhecimento e discutindo o tema com outras equipes.

 

CRESS-MA: Quais as atividades desenvolvidas esse ano, durante o mês de setembro, no Maranhão?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): A CNCDO planeja suas atividades da Campanha Setembro Verde com antecedência, pois os plantões com a rotina do serviço não podem parar e funcionam 24h. Portanto, a equipe nesse mês se desdobra para alcançar maior visibilidade possível e manter o serviço funcionando.

No ano de 2017 foram realizadas as seguintes ações: Abertura oficial da Campanha; Entrevistas sobre a Campanha para Programas rádios, televisão e jornais; Palestras/Sensibilização em instituições de Ensino Superior em São Luís; Mobilizações em UPAS de São Luís; Sensibilização da sociedade em Shoppings de São Luís; Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Maranhão; Sensibilização na Feirinha da Praça da Benedito Leite; Caminhada na Litorânea; Palestra no SESC Saúde e Aulão de Zumba – Reserva do Itapiracó. Porém, durante todo o mês de setembro recebemos convites de diversas Instituições para realizar diversas atividades de sensibilização.

 

CRESS-MA: As (Os) Assistentes Sociais estão na luta pelo SUS 100% gratuito e universal, qual a importância desse serviço ser desenvolvido no SUS?

(Kellen Bravin/ Deuzilene Viegas): O Transplante é uma modalidade terapêutica de alta complexidade que possibilita ao usuário com um quadro terminal da falência de um órgão ou tecido ter melhor qualidade de vida ou em alguns casos continuar vivo. Para muitos significa a única possibilidade de viver quando não existe outra forma de tratamento.

O Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo e 95% das cirurgias são realizadas pelo SUS. O programa oferece ainda assistência integral ao usuário dos exames preparatórios aos medicamentos no pós-transplantes.

No trabalho desenvolvido na CNCDO não acompanhamos os usuários em fila a espera, no entanto, temos conhecimento de como funciona alguns tratamentos, como a hemodiálise como exemplo, e do risco de vida que eles correm.  Sabemos também da realidade social em que vive a maioria da população no Estado, de modo que como profissional temos o compromisso de trabalhar para que o cidadão possa ter acesso ao transplante como tratamento garantido pelo SUS, posto que de outra forma de acesso muitos não teriam condições financeiras para pagar. Assim, dia após dia por todos os cidadão que necessitam do tratamento é que o Serviço Social da CNCDO/MA luta de modo incansável pela conscientização das famílias pela Doação de Órgãos.

Ressaltamos que no Brasil a doação é consentida e somente pode ser concretizada com a autorização da familiar. Portanto, ao se declarar doador AVISE SUA FAMÍLIA!

 

Leia também:

 

Residência em Saúde e Serviço Social: subsídios para reflexão 

 

Manifesto em defesa do SUS lançado pela CFESS no Dia Mundial da Saúde desse ano

 

Resolução que caracteriza o Assistente Social como profissional da saúde

 

Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde

 

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão “Resistência e Luta” – 2017/2020