CRESS-MA
NOTÍCIAS
Assistente social, você conhece a Norma Técnica sobre a Atenção Humanizada ao Abortamento?
29 de setembro de 2017
ASCOM CRESS/MA

FONTE: CFESS

Arte-Zap-CFESS-Abortamento-Final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

CFESS lança novo manifesto e vídeo, com debate sobre o trabalho profissional e a questão do aborto.

 

Ontem foi comemorado o Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização e Legalização do Aborto, 28 de setembro. Nesta data, movimentos sociais, entidades e organizações de mulheres, como a Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto (da qual o CFESS faz parte), reafirmam a luta em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e promovem, internacionalmente, o Grito Global pela vida das mulheres e pelo Aborto Legal e Seguro (conheça o site da Frente). Em uma sociedade majoritariamente conservadora, patriarcal, sexista e machista, é fundamental que se discuta o assunto. Afinal, o aborto é uma questão de saúde pública e de direito das mulheres.

 

Mais uma vez, sem preconceitos ou questões de fundo religioso, o CFESS traz o tema para o debate entre a categoria de assistentes sociais, na dimensão da ética, da liberdade no âmbito do trabalho profissional. O novo CFESS Manifesta, mais uma edição da série Conjuntura e Trabalho Profissional, debate, de forma didática, a Norma Técnica sobre a Atenção Humanizada ao Abortamento, do Ministério da Saúde (2005).

 

Não se trata aqui somente de um debate em ser contrário/a ou favorável ao aborto, mas sim de falar sobre a liberdade de escolha da mulher, o acesso aos serviços de saúde e assistência e a atuação profissional de assistentes sociais na garantia dos direitos de todas as mulheres.

 

“De modo geral, a ausência de maiores investimentos na política de saúde para as mulheres, que considerem os direitos sexuais e reprodutivos, é um dos principais entraves para a garantia de gravidez planejada. Exemplo disso é a dificuldade ou ausência, nos serviços públicos de saúde, de métodos contraceptivos para além da pílula e da distribuição de camisinha”, conforme trecho do CFESS Manifestaelaborado especialmente para a data de hoje.

 

Confira o vídeo!

Para complementar o debate, o CFESS elaborou também um vídeo, que faz referência ao atendimento das equipes da saúde, em especial de assistentes sociais, às mulheres que realizam abortamento, ressaltando que o atendimento deve ser humanizado, oferecendo escutada qualificada e orientação adequada. Assista abaixo: 

 

 

Clique aqui, leia o CFESS Manifesta completo e participe do debate

 

Leia também:

 

 

Frente pela Descriminalização das Mulheres e pela Legalização do aborto promove debates online sobre o tema

 

Confira tudo o que rolou nas primeiras 12h da virada feminista on-line

 

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão “Resistência e Luta” – 2017/2020

AGENDA CRESS-MA
março
D S T Q Q S S
25 26 27 28 29  1   2 
 3   4   5   6   7   8   9 
 10   11   12   13   14   15   16 
 17   18   19   20   21   22   23 
 24   25   26   27   28   29   30 
 31 
SIGA O CRESS-MA