CRESS-MA
NOTÍCIAS
CRESS-MA participa do 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS
11 de setembro de 2017
ASCOM CRESS/MA

IMG-20170911-WA0018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião da delegação do nordeste (fonte: arquivo pessoal)

 

Entre os dias 7 e 10 de setembro, o Conselho Federal de Serviço Social, realizou o 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em Brasília (DF). O evento teve como principal objetivo deliberar as ações e estratégias que darão direção ao Conjunto CFESS-CRESS nos próximos três anos.

 

O CRESS-MA esteve representado por conselheiras, servidoras e profissionais da base. Com o tema “Vamos, levante lute, senão a gente acaba perdendo o que já conquistou” (referência à musica Lute, de Edson Gomes), o 46º Encontro Nacional é o primeiro das novas gestões do Conjunto, para o triênio 2017-2020 e, por isso, é realizado na capital federal. 

 

A abertura oficial do evento foi antecedida pela reunião das delegações. O CRESS-MA participou ativamente, defendendo suas propostas e articulando-se com os demais CRESS da região nordeste.

 

mesa de abertura do evento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa de abertura do evento (foto: Rafael Werkema/CFESS)

 

O evento iniciou com a mesa composta por representantes das entidades do Serviço Social no Brasil, que, de forma unânime, convocaram os/as participantes ao grito de “Fora Temer!”. O primeiro a falar foi o estudante José Lucas de Menezes, da Enesso, que reafirmou a importância do apoio do Conjunto CFESS-CRESS e da Abepss às ações da executiva. “Em especial neste momento de barbárie e retrocessos, nossa aliança para debater e construir estratégias coletivas é fundamental”, afirmou.

 

A presidente da Abepss, Maria Helena Elpidio, destacou o papel das entidades que lutam e estão na defesa dos direitos de todos/as os/as trabalhadores, nao só de assistentes sociais. “Reafirmamos a defesa da formação critica, na direção ético-politica construída coletivamente pelas gerações de profissionais que nos antecederam. Seguiremos lutando, com o Conjunto CFESS-CRESS e com a Enesso, contra essa conjuntura conservadora, moralista e de retrocessos”, completou a professora. Ela ressaltou ainda o apoio irrestrito à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que vive uma crise e sofre o abandono do governo estadual, reflexo do tratamento dado à educação no pais pelos governos atuais.

 

Para a presidente do CRESS-DF, Rafaella Câmara, o compromisso ético-político com a luta pela garantia e ampliação dos direitos da classe trabalhadora é permanente.  “Seguiremos cada vez mais fortes nesta direção e o CRESS-DF está de portas abertas a todos/as os/as assistentes sociais, aos/às colegas dos CRESS para juntos construirmos ações coletivas pelos próximos anos de nossas gestões”, disse a conselheira.

 

A mesa de abertura do evento foi encerrada pela presidente do CFESS, Josiane Santos, que enfatizou a responsabilidade do Conjunto em construir uma agenda do tamanho dos desafios que a conjuntura coloca hoje e para o futuro. “Precisamos fortalecer o trabalho de politização de nossa categoria e da sociedade brasileira, considerando as particularidades das nossas entidades. Reafirmo a disposição do Conjunto CFESS-CRESS para continuar nas trincheiras de luta, enquanto persistirem a conjuntura de retrocessos e a desigualdade social em nosso país”, enfatizou a conselheira. Ela também reafirmou a necessidade da ação articulada entre o CFESS e os Regionais para construir resistências às contrarreformas, juntamente com entidades e movimentos sociais parceiros.

 

particiapantes lotam o evento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participantes do 46º Encontro Nacional lotam o auditório no primeiro dia de evento (foto: Rafael Werkema/CFESS)

 

O segundo e terceiro dias do 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS foram marcados por debates aprofundados das propostas de ações e estratégias que darão direção ao Conjunto CFESS-CRESS nos próximos três anos.

 

Após a leitura e aprovação do regimento interno do Encontro, ainda pela manhã, a plenária debateu e aprovou a continuidade da metodologia dos encontros nacionais, que funciona assim: no primeiro encontro (2017) das gestões recém-empossadas é momento de planejamento e aprovação das propostas; no segundo encontro (em 2018, no 47º Encontro Nacional), o Conjunto fará o monitoramento das deliberações aprovadas, apontando as dificuldades para execução das propostas; no terceiro e último encontro das gestões 2017-2020 (em 2019, no 48º Encontro Nacional), o Conjunto CFESS-CRESS avalia o que foi realizado pelo Conjunto.

 

A plenária fez também uma discussão sobre o artigo 3º da Resolução CFESS nº 533/2008, que regulamenta a supervisão direta do estágio em Serviço Social.

 

A avaliação foi a de que a resolução continua sendo instrumento fundamental para a defesa da supervisão direta do estágio em Serviço Social como “momento ímpar no processo ensino-aprendizagem” e para a fiscalização pelo Conjunto CFESS-CRESS, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços profissionais prestados no âmbito do Serviço Social.

 

Aprovação de toda a plateia da resolução 533

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Debate da Resolução 533/2008 teve a aprovação de toda a plenária (foto: Rafael Werkema)

 

Para aprofundar o debate das propostas os participantes dividiram-se em eixos temáticos. Foram trabalhados os eixos da Comunicação, Orientação e Fiscalização, Administrativo-Financeiro, Formação Profissional/Relações Internacionais, Seguridade Social e Ética/Direitos Humanos.

 

O último dia (10/9), foi marcado pela votação das propostas apresentadas pelos eixos temáticos que, caso aprovadas, tornarão-se deliberações para serem cumpridas pelo conjunto CFESS-CRESS nos próximos três anos. 

 

IMG-20170911-WA0013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Votação das propostas (fonte: arquivo pessoal)

 

Leia também

 

Começa o 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS

 

Eixos temáticos marcam segundo e terceiro dias do 46º Encontro Nacional

 

 

Com informações da Comissão de Comunicação do CFESS

 

Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – CRESS-MA

Gestão "Resistência e Luta" – 2017/2020