30 dias de nova gestão: Ações do CRESS/MA ganham destaque no interior do Maranhão
20 de julho de 2017

iptz-descn (1) 30 dias se passaram desde que a gestão “Resistência e Luta” tomou posse e deu início a um novo triênio do CRESS/MA. Carla Cavalcante, atual presidente do CRESS/MA, representando os novos membros, no ato de posse da nova gestão havia dito que a expectativa da gestão é de fortalecer as comissões regimentais e temáticas e de trazer a categoria para dentro do conselho.

Para a presidente do CRESS/MA, “um dos principais trabalhos do conselho é orientar e fiscalizar, nossa gestão buscará isso de forma a fortalecer cada vez mais o/a Assistente Social no seu exercício profissional”, ressaltou.

A partir deste objetivo, desde que tomou posse, a gestão realizou, apoiou e participou de ações que promoveram o engajamento de Assistentes Sociais, fortalecendo e potencializando a produção de conhecimento e sua socialização no interior do Maranhão por parte da categoria, além de publicizar o Projeto Ético-Político Profissional e a gestão democrática e transparente do Conjunto CFESS-CRESS.

Dessa forma, durante o mês de maio e meados de junho, o CRESS/MA esteve envolvido, como realizador e/ou participante, em quatro eventos. IESF (Paço do Lumiar/MA), FEMAF (Pedreiras/MA), FACAM (São Luís/MA) foram instituições de ensino que contaram com a presença do Conselho em eventos voltados aos profissionais e estudantes de Serviço Social.

Já na segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz, o CRESS/MA realizou juntamente com o Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) da região tocantina o Encontro Descentralizado de Assistentes Sociais. O evento aconteceu no dia 25 de maio, no auditório do Imperial Shopping e foi direcionado a profissionais e acadêmicos da área com o objetivo de debater sobre o momento conjuntural de ataque aos direitos das/os trabalhadoras/es e de avanço do conservadorismo.

Wadegenha Mota Lopes, suplente do CRESS/MA, destacou o evento também pelo ponto de vista geográfico, segundo ela “a Região Tocantina fica localizada distante de onde acontecem a maior parte dos eventos da categoria e da sede do CRESS- MA na capital São Luís. Diante disso, a articulação  do Conselho  no evento descentralizado foi de grande relevância na medida que proporcionou um momento de interiorização/aproximação com os profissionais de Serviço Social dessa região, como também, contribuiu juntamente com o Núcleo de Assistentes Sociais – (NAS) para um momento de diálogo e posicionamento crítico com a categoria acerca da atual conjuntura de ataque aos direitos sociais, trazendo  a discussão sobre os impactos da reforma da Previdência  para a classe trabalhadora", disse.

Durante o Encontro Descentralizado em Imperatriz, houve ainda a eleição e definição dos/as novos/as articuladores do NAS da Região Tocantina, foram eleitas as Assistentes Sociais Rafaela Cabral Farias e Elidiane Muniz da Silva. A atividade  contou com   120 participantes dentre estes foram  84  profissionais de Imperatriz e demais  municípios,  tais  como: Açailândia/MA,  Amarante/MA, Campestre/MA, São Miguel/ TO, Praia Norte/TO, Augustinópolis/ TO.

iptz-descn (3)