ABEPSS Itinerante é realizado em São Luís-MA
3 de outubro de 2016

abepss

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABPESS), região Norte, realizou nos dias 29 e 30 de setembro o projeto ABEPSS Itinerante na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento debateu os Fundamentos do Serviço Social, a formação e o trabalho profissional junto a professores, coordenadores, supervisores de estágio e o Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS/MA).

Segundo a ABPESS, o projeto é uma das estratégias de consolidação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 no que tangencia sua lógica curricular, fundamentos e sua direção social crítica.

Em 2016, as oficinas têm como objeto fortalecer a concepção dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social que consubstanciam a lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS e o trabalho profissional. Serão realizadas oficinas em todos os estados do Brasil, com o intuito de alcançar um número significativo de unidades de formação acadêmicas presenciais e debater a direção social dos fundamentos do Serviço Social.

Lucilene Cerqueira Guimarães, agente fiscal do CRESS/MA, ressaltou a importância da articulação entre o CRESS e a ABEPSS. “A articulação do conjunto CFESS/CRESS (fiscalização do exercício profissional) e ABEPSS (formação profissional) é histórica, constituindo-se um campo de debates teórico-políticos e lutas que colocam em cheque as contradições do Capitalismo com vistas ao fortalecimento e manutenção do projeto ético-político do Serviço Social. Além disso, a oficina também foi um espaço importante de articulação do fórum de supervisores de estágio em Serviço social”, disse.