CRESS-MA
NOTÍCIAS
Colóquio discutiu os 50 anos do movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina
2 de fevereiro de 2016
ASCOM CRESS/MA

coloquioO Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS 2ª Região) foi um dos promotores do colóquio que tratou dos “50 Anos do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina”. O evento ocorreu no dia 28 de janeiro no Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais, Cidade Universitária / UFMA, São Luís (MA) e contou com a participação de mais de 250 pessoas.

O colóquio foi direcionado para estudantes de todas as Unidades de Formação Acadêmica em Serviço Social (UFASS), grupos de pesquisa e pesquisadores de Serviço Social, organizações representativas da categoria dos assistentes sociais e organizações de representação dos estudantes de Serviço Social e profissionais.

Durante o evento, além dos debates sobre os avanços do Serviço Social no continente e especificamente no Brasil e no Maranhão, o colóquio foi um espaço de encontro de gerações conscientes da importância e da necessidade de orientar a vinculação do Serviço Social aos interesses das classes trabalhadoras, bem como discutir os desafios que a categoria precisa enfrentar atualmente.

A Doutora em Serviço Social, Josefa Batista Lopes, destacou que atualmente a esquerda vive um desafio no que diz respeito a sua imagem e ao crescimento de ideários conservadores que ganham força com os meios de comunicação em massa que são, em sua maioria, monopolizados e não democráticos. “A esquerda não deve entrar no jogo da extrema direita que está interessada em desgastar a sua imagem e disseminar um pensamento de derrota no ideário popular a respeito das lutas dos trabalhadores”, disse.

De acordo com Doutora em Serviço Social Franci Gomes Cardoso, outro desafio do Serviço Social é sobre a utilização de tecnologias nas relações entre pessoas. Para ela, as novas tecnologias podem ser utilizadas em favor dos trabalhadores, contudo as relações que ocorrem fora do ambiente digital também devem ser preservadas. “As relações nas redes sociais, tem eliminado espaços de relações diretas e pessoais que são muito importantes no crescimento dos indivíduos e da sociedade”, disse.

Sob a perspectiva de vinculação do Serviço Social a classe trabalhadora, o colóquio ainda tratou sobre o histórico da profissão, especificamente na américa latina levantando questões essenciais em relação à profissão no continente como, por exemplo, a tendência a atender, fundamentalmente, os interesses das classes dominantes no exercício profissional como os funcionários do Estado ou de instituições privadas ou da Igreja, mediando práticas assistencialistas, filantrópicas e de ajustamento ao sistema, ao status quo.

O evento também foi promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimentos Sociais (GSERMS/UFMA), Departamento de Serviço Social (DESES/UFMA), Curso de Serviço Social/UFMA, Centro Acadêmico (CA) de Serviço Social/UFMA e pelo Centro de Documentação e Informação em Lutas Sociais e Serviço Social (CDILUSS/UFMA).

AGENDA CRESS-MA
março
D S T Q Q S S
25 26 27 28 29  1   2 
 3   4   5   6   7   8   9 
 10   11   12   13   14   15   16 
 17   18   19   20   21   22   23 
 24   25   26   27   28   29   30 
 31 
SIGA O CRESS-MA