CRESS-MA
NOTÍCIAS
Colóquio discutirá os 50 anos do movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina
15 de janeiro de 2016
ASCOM CRESS/MA

post_coloquio

“50 anos do movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina” é o tema do colóquio que ocorrerá no dia 28 de Janeiro, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais, Cidade Universitária / UFMA, São Luís (MA) às 9h.

O evento é promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimentos Sociais (GSERMS/UFMA), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MA 2ª Região), Departamento de Serviço Social (DESES/UFMA), Curso de Serviço Social/UFMA, Centro Acadêmico (CA) de Serviço Social/UFMA e pelo Centro de Documentação e Informação em Lutas Sociais e Serviço Social (CDILUSS/UFMA).

Durante o evento, estudantes, profissionais, especialistas, mestres e doutores debaterão sobre os avanços do Serviço Social no continente e especificamente no Brasil e no Maranhão. Além disso, o colóquio é um espaço de encontro de gerações conscientes da importância e da necessidade de orientar a vinculação do Serviço Social para os interesses das classes trabalhadoras.

Sob a perspectiva de vinculação do Serviço Social a classe trabalhadora, o colóquio tratará sobre o histórico da profissão, especificamente na américa latina. Assim o evento destacará assuntos como a crítica inicial que levantou questões essenciais em relação à profissão no continente como, por exemplo, a tendência a atender, fundamentalmente, os interesses das classes dominantes no exercício profissional como os funcionários do Estado ou de instituições privadas ou da Igreja, mediando práticas assistencialistas, filantrópicas e de ajustamento ao sistema, ao status quo.

O evento é direcionado para estudantes de todas as Unidades de Formação Acadêmica em Serviço Social (UFASS), grupos de pesquisa e pesquisadores de Serviço Social, organizações representativas da categoria dos assistentes sociais e organizações de representação dos estudantes de Serviço Social. Para solicitar a sua inscrição, o candidato deverá enviar e-mail para: coloquio50reconceituacao@outlook.com