Agenda 2016 celebra os 80 anos da profissão no Brasil
9 de dezembro de 2015

Em 2016, o Serviço Social completará 80 anos no Brasil. Para celebrar esta marca significativa, o CFESS está preparando diversas atividades e materiais comemorativos à história da profissão no país.

O primeiro deles é a Agenda Assistente Social 2016, que poderá ser adquirida nos CRESS e Seccional somente.

Com o tema “80 anos do Serviço Social no Brasil”, a publicação tem o intuito de propiciar uma pequena viagem pelo tempo e revisitar alguns marcos políticos e acadêmicos que fizeram a história do Serviço Social ao longo de sua existência.

Mantendo sua dimensão político-educativa, ultrapassando a função técnica de espaço de organização dos compromissos diários, a Agenda 2016 traz uma rica gama de elementos sociais, políticos, culturais e poéticos que, segundo a própria apresentação da mesma, “reveladores da questão social e do imaginário das classes trabalhadoras – que pontuaram o século 20 e esse começo de século 21, enquanto cenário de fundo do agir profissional e da organização política da categoria”.

A história começa com a fundação da primeira escola de Serviço Social do Brasil (1936), eleita como a data em que surge a profissão de Serviço Social no país, perpassando por momentos históricos como a criação do CFESS, o Congresso da Virada, a elaboração do Código de Ética, a aprovação da Lei das 30 horas, até chegar aos dias atuais, com a mensagem de que a defesa intransigente do valor da liberdade deve continuar sendo o norte dessa profissão combativa e defensora dos direitos da classe trabalhadora.

“Falar dos 80 anos do Serviço Social brasileiro significa destacar momentos e fatos dessa história, sem perder a dimensão processual e contraditória na construção da profissão na sociedade. Uma trajetória marcada por lutas sociais e profissionais enraizadas no solo do desenvolvimento histórico do nosso país”, explica a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Daniela Neves.

Cantos e imagem em sintonia
Se os cantos e contos presentes na agenda dão leveza ao conteúdo, as modificações no projeto gráfico deixaram a agenda literalmente mais leve. A capa dura foi substituída por plástico flexível, e as páginas internas passaram a ter somente um tipo de papel, diminuindo o peso da Agenda Assistente Social, que foi produzida em dois modelos: 13×20 cm (Convencional) e 17 x 8 cm (De bolso).

O projeto gráfico traz recortes digitais de imagens antigas mescladas com elementos atuais: construções coloridas para ilustrar o movimento da história da profissão.

Selo
Junto com a Agenda, o CFESS está lançando também o selo comemorativo “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”, que acompanhará as publicações do Conselho Federal ao longo de 2016. É inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosário, uma figura lendária que representa, para o Serviço Social, cada usuário e usuária das políticas e serviços sociais. Sua obra está estampada também na capa do Código de Ética Profissional.

Como adquirir
A Agenda Assistente Social 2016 poderá ser adquirida no CRESS-MA a partir da primeira semana de janeiro de 2016.

Os valores de repasse à categoria devem ser feitos a preço de custo. Este ano, devido à mudança no projeto gráfico das agendas, os valores foram reduzidos.

A edição é limitada, sendo que estão sendo produzidos 6.200 exemplares do modelo convencional e 2.500 do modelo de bolso.

Fonte: Site Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

março