CRESS/MA realiza evento de seguridade social e discute sobre políticas públicas
3 de novembro de 2015
Jpeg

Seminário Maranhense de Serviço Social e Seguridade

O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão – 2ª região (CRESS/MA), promoveu na última terça-feira (27), o Seminário Maranhense de Serviço Social e Seguridade Social no auditório da biblioteca setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participaram do evento profissionais e estudantes de Serviço Social que atuam na área de seguridade.

Com o objetivo de discutir a concepção ampliada de seguridade social defendida pelo Serviço Social como padrão que garanta o direito à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social e assistência social, direitos sociais previstos no art. 6º da Constituição Federal de 1988, o Conselho promoveu seis palestras temáticas que aconteceram no decorrer do dia.

Os temas das palestras trataram a respeito da política de previdência e os desafios para o trabalho do assistente social; da acessibilidade e das questões para o trabalho de assistentes sociais; da política nacional de assistência estudantil e os desafios para o assistente social; do trabalho social com famílias na política de assistência social e dos desafios para a atuação dos assistentes sociais; da violência e drogadição e os desafios para os assistentes sociais na política de saúde mental e da crise do capital e defesa da seguridade social no Brasil.

Para Prof.ª Dr.ª Valéia Almada Lima, que ministrou a palestra de abertura, o tema sobre seguridade é importante para colocar em debate pensamentos equivocados como a ideia de que o pobre é pobre porque é acomodado e que ao conceder algum benefício ele não irá procurar trabalho. Segundo a ministrante, essa é uma visão totalmente equivocada, porque os benefícios sociais são um direito. “Direito a assistência e ao mínimo de sobrevivência digna é um direito de todos os cidadãos. O que se deve questionar é dar ênfase apenas a políticas dessa natureza em detrimento de políticas universalistas inclusive do direito da garantia ao trabalho que é uma forma mais digna de integração do que a partir de programas minimalistas que pagam benefícios irrisórios e apenas permitem que a pessoa saia da extrema pobreza, mas que é necessário num cenário atual”, ressaltou.

O seminário maranhense, promovido pelo CRESS/MA, antecedeu o Encontro Nacional de Seguridade Social e Serviço Social que acontecerá no período de 19 a 21 de novembro na cidade de Belo Horizonte – MG.

Baixe os slides do Seminário Maranhense de Serviço Social e Seguridade Social:

Pasta 1, aqui.

Pasta 2, aqui.