Myrian Veras Baptista: presente!
21 de setembro de 2015

Fonte: Assessoria de Comunicação – CFESS

É com pesar que o Conselho Federal de Serviço Social comunica o falecimento da Professora Doutora Myrian Veras Baptista, ocorrido no último sábado (19/9/2015).

Myrian compartilhou e participou da construção da profissão nestes últimos 60 anos; graduada na primeira escola de Serviço Social em 1954 (PUC-SP), trabalhou como assistente social na execução de serviços da assistência social e na área de planejamento social; foi docente no curso de graduação e pós-graduação da PUC-SP, onde se aposentou e se afastou da docência recentemente. Seu doutorado data de 1974 e fez parte da equipe de professores e professoras que iniciou o curso de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP.

Militante da área da infância e juventude, fundou e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes (NCA/PUC-SP) e fundou a Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente.

Contribuiu para a categoria com sua dedicação, empenho, seriedade e compromisso ético. Em sua vasta produção acadêmico-científica, destaca-se como um dos seus livros mais conhecidos “Planejamento Social”, contribuindo com a formação de diferentes gerações de profissionais.

Sua produção refletia as reflexões sobre o exercício profissional – a qual ocupava boa parte de suas preocupações. Como resultado, se dedicou a criação da Veras Editora e Centro de Estudos.

Profa. Myrian Veras é uma dessas pessoas que são exemplo de luta e resistência. A ela, nossa homenagem.