CRESS/MA realiza reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (MA)
18 de setembro de 2015

reuniao_cress_semusO Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS/MA) realizou ontem (16), às 9 horas, uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de São Luís (MA),  para tratar da portaria 18/2015 que disciplina o estágio nas unidades de saúde da capital. Na ocasião, o Conselho foi recebido na sede da SEMUS por Denise, Coordenadora de Estágio do Departamento de Educação e Saúde da SEMUS.

Em virtude dos questionamentos apresentados pelo Conselho, ficou estabelecido que a SEMUS encaminharia um memorando a todas as unidades de saúde recomendando que as mesmas sigam o que determina a resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) nº 533/2008 que normatiza o estágio em Serviço Social e o acompanhamento do estudante pelo supervisor de campo da instituição e, eventualmente, pelo supervisor acadêmico.

Cristiana Costa Lima, vice presidente do CRESS/MA, avaliou como positiva a reunião e ressaltou a natureza do trabalho do assistente social. “Ressaltamos com a coordenadora de estágio a natureza do trabalho do Serviço Social que nos coloca uma dinâmica de atendimento diferenciada de outros profissionais da área da saúde e que, dessa forma, a exigência de um supervisor docente em tempo integral na instituição pode descaracterizar o trabalho do assistente social bem como do estágio”, ressaltou.

Durante a reunião, o CRESS/MA ainda destacou a resolução do CFESS nº 533/2008 que normatiza o estágio em Serviço Social onde não existe a figura do supervisor docente em tempo integral e sim do supervisor técnico.