4º Seminário de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS integra assessores e comissões
9 de setembro de 2015

12006383_10203446080592906_7801773073849662925_nAs interfaces entre as áreas de Serviço Social e de Comunicação Social foram analisadas e debatidas por assessores e membros das comissões de comunicação do Conjunto CFESS-CRESS entre os dias 3 e 4 de setembro na cidade do Rio de Janeiro. O evento antecedeu o Encontro Nacional dos conselhos regionais e federal que ocorreu entre os dias 4 e 7 de setembro e apresentou ao Conjunto a sua nova Política de Comunicação.

Com o tema “Serviço Social, Democratização e Direito à Comunicação” o 4º seminário trouxe para o debate a comunicação como estratégia de fortalecimento do projeto ético político do Serviço Social, a partir do entendimento da comunicação como Direito Humano que é fundamental para a construção do poder popular.

Sob a perspectiva da comunicação como estratégia, Esther Lemos, vice presidente do CFESS ainda destacou a comunicação como área fundamental para a abertura de diálogos entre a categoria e a sociedade. “A comunicação é prioritária e estratégica para divulgar as ações do Conselho e também para o diálogo da categoria com a sociedade. Nosso conjunto enfrenta o desafio de remar contra a corrente e isso inclui a luta contra uma mídia conservadora”, destacou.

Ainda a respeito do papel da Comunicação para o Conjunto, Ana Lucia Vaz, jornalista e professora da UFRJ que foi seminarista do segundo dia do evento, destacou o papel do Assessor de Comunicação como peça fundamental na construção de estratégias que estabeleçam o diálogo entre a categoria. “Querer o assessor apenas como produtor de materiais é estar subaproveitando o profissional. O que um bom assessor de comunicação deve dar de contribuição é exatamente ajudar a pensar, criar ou melhorar as estratégias de comunicação contribuindo, principalmente, na relação da direção com a sua base”, ressaltou.

Como forma de enriquecer os debates, foram realizados workshop e palestras que endossaram a importância da comunicação no que diz respeito à defesa da democracia, da liberdade, dos direitos humanos, da cidadania, do pluralismo e de uma sociedade emancipada, princípios que são presentes no Código de Ética Profissional.

Nova política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS

A partir do entendimento do papel da comunicação e de sua relevância para a luta por um projeto societário fundamentado na emancipação humana, o evento tratou sob a nova política de comunicação do Conjunto CFESS-CRESS que defende a comunicação como um direito de todas/os reconhecendo a dimensão política da comunicação, utilizando-a para fortalecer a classe trabalhadora e seus movimentos sociais.

Diante do exposto, a nova política de comunicação tem o objetivo de estabelecer diretrizes, princípios e posicionamentos éticos e políticos no processo de planejamento, produção e divulgação da informação.

Desde o ano de 2007, quando foi lançada a primeira política de comunicação que orienta as ações das Regionais e do CFESS, o Conjunto tem pautado suas ações a respeito da comunicação de acordo com o documento criado a partir das percepções do próprio Conjunto e da categoria. Em 2010, o documento ainda ganhou a sua segunda edição.

Neste ano, em sua terceira edição, elaborada pelo grupo de trabalho (GT) formado por comissões de todas as regiões do país e mais a assessoria do CFESS, o documento aprovado durante o 44º Encontro Nacional, incluiu debates recentes que o conjunto tem feito, como a defesa da democratização da comunicação no país, o uso de uma linguagem não discriminatória nas produções dos CRESS e CFESS, a acessibilidade das produções e, também, indicações para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

AGENDA CRESS-MA
março