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Recadastramento Nacional de assistentes sociais começará em dezembro
2 de setembro de 2015
ASCOM CRESS/MA

A Resolução CFESS nº 696/2014 que normatiza o recadastramento nacional dos/as assistentes sociais, formaliza a aplicação de pesquisa sobre o perfil do/da assistente social e realidade do exercício profissional no país e, também, regulamenta a substituição das carteiras e cédulas de identidade profissional foi prorrogada para o dia 1º de dezembro de 2015, conforme a Resolução CFESS nº 722/2015.

Os assistentes sociais em todo o Brasil deverão se recadastrar no CRESS em que estiverem com inscrição ativa. Na ocasião, a categoria também poderá participar da pesquisa sobre o perfil profissional e optar pela emissão do novo documento de identidade profissional.

A pesquisa tem como objetivos atualizar os dados e traçar um perfil dos/as assistentes sociais, para melhor conhecer a realidade do exercício profissional no Brasil e aprimorar a comunicação do Conjunto CFESS-CRESS com os/as profissionais, bem como oferecer maior segurança ao documento de identidade profissional.

Recadastramento é exigido para todos os/as profissionais

O recadastramento é simples, obrigatório e será feito pela internet. Para participar, assistentes sociais terão até 31 de dezembro de 2016 para acessar o sistema, que será disponibilizado na página do CRESS/MA, e fornecer as informações necessárias. Na sede do CRESS/MA, computadores estarão disponíveis.

Nova cédula de identidade profissional

A partir do dia 1º de dezembro de 2015, os/as assistentes sociais que realizarem inscrições do CRESS/Seccionais receberão o novo documento de identidade profissional, que será um cartão

Para quem já tem inscrição ativa no CRESS, a substituição pelo novo documento profissional é opcional. Quem tiver interesse poderá, após realizar o recadastramento pela internet, imprimir o formulário, assinar no local especificado e encaminhá-lo, pelos Correios, ao endereço indicado, juntamente com uma foto 3×4 e o comprovante do pagamento da taxa de emissão do documento.

A coordenadora da Comissão Administrativo-financeira do CFESS, Sandra Teixeira, reafirma que “Este processo só foi possível devido ao acúmulo histórico e democrático do Conjunto CFESS-CRESS, decorrente de suas atividades de fiscalização profissional, debates, deliberações e planejamento destas ações, tendo como referência o projeto ético-político do Serviço Social”, avaliou a conselheira.