CRESS-MA
NOTÍCIAS
36º Encontro de Assistentes Sociais potencializou debates e aprendizados sobre as competências e atribuições do profissional de Serviço Social nas Políticas Públicas
20 de maio de 2015
ASCOM CRESS/MA

ato_15_de_maioO Conselho Regional de Serviço Social, 2ª Região (CRESS/MA), promoveu entre os dias 13 e 15 de maio, no Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA), São Luís (MA) o 36º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão. Com a temática “Projetos societários, atribuições e competências do Assistente Social nas políticas públicas”, o evento potencializou o debate entre estudantes, profissionais, especialistas, mestres e doutores, por meio de mesas redondas, conferências, painéis e oficinas.

Para Ana Margarida, presidente do CRESS/MA o encontro foi uma oportunidade de pensar as competências do assistente social a partir da aproximação do fazer profissional nas políticas públicas destacando avanços, retrocessos, desafios e possibilidades, permitindo identificar o lugar que o assistente social ocupa nas complexas relações de um estado democrático de direito.

Discutir essa temática oportuniza aos assistentes sociais a reflexão sobre o significado social do seu trabalho no Estado, os desafios postos e como estão sendo enfrentados”, ressaltou Ana Margarida.

A partir das interações possibilitadas pelo evento, os participantes puderam socializar experiências e construir novas estratégias de trabalho. Além disso, a categoria enviou proposições para ampliar o debate das políticas públicas as quais o Assistente Social está vinculado como trabalhador. Como forma de PROTESTO, a categoria realizou atos em São Luís e Imperatriz nos dias 15 e 16 de maio.

15 de Maio – Ato Público em São Luís/MA

No dia 15 de maio às 15h30min, com o objetivo de reivindicar piso salarial (PL 5278/2009), inserção dos assistentes sociais nas escolas, concursos públicos, condições de trabalho e Políticas Públicas de qualidade, cerca de 300 profissionais saíram da Praça Deodoro (Centro) em direção ao Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado. No local, foi realizada uma reunião com o representante do Governador Flávio Dino, o Secretário de direitos humanos Francisco Gonçalves que garantiu a realização de outra reunião para dar andamento à pauta de reinvindicações.

O ato foi concluído às 18h30min após reunião realizada no Palácio dos Leões. Estiveram presentes na reunião representantes do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MA) e do Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão (SASEMA).

Durante a reunião, os demais participantes continuaram, ao lado de fora, as suas reinvindicações. O ato contou com a presença de estudantes, professores de Serviço Social e profissionais. O encerramento aconteceu após os presentes realizarem uma dinâmica da dança da Ciranda em frente ao Palácio dos Leões.

 Carta ao Governador Flávio Dino

A carta ressaltou o importante papel dos assistentes sociais enquanto profissional com habilidades, competências e autonomia técnicas e fazer profissional ético. A partir disso, foram reivindicadas demandas fundamentais para a categoria no que diz respeito à execução das atividades profissionais, são elas: Inserção dos assistentes sociais nas escolas, abertura de concurso público, criação de uma mesa para negociação do SUAS, nomeação de concursados do TJ/MA, Políticas Públicas de qualidade.

Lei a carta completa, aqui.

 

16 e 21 de Maio – Ato Público em Imperatriz/MA e palestra

O ato ocorreu na Praça de Fátima com a realização de panfletagem e divulgação sobre a importância da intervenção do Assistente Social na defesa e garantia dos direitos sociais e do acesso às políticas públicas. A ação foi realizada pela diretoria do CRESS/MA e o Núcleo de Assistentes Sociais da Região Tocantina do Maranhão.

Já, no dia 21, a partir das 19h foi realizada, na sede da Universidade do Sul do Maranhão (UNISULMA), uma palestra com a vice-presidente do CRESS/MA, Cristiana Costa Lima. Ambas as ações foram promovidas pelo CRESS/MA, por meio do NAS da Região Tocantina, e pela UNISULMA.