Saiba quais serão os minicursos oferecidos no 36º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão
4 de maio de 2015

oficinas2Quais as atribuições e quais as competências do/a profissional de Serviço Social nas políticas públicas? Essas e outras questões que provocam diariamente os profissionais da área serão debatidas, respondidas e esclarecidas no 36º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de maio no Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA), São Luís/MA.

Com o objetivo de fomentar a discussão e esclarecer sobre as atribuições e competências dos/as profissionais de Serviço Social, o 36º Encontro oferecerá oficinas que se baseiam nos pontos:

·          Significado do Serviço Social na sociedade;

·          Função do Serviço Social na política (saúde, educação, sócio jurídico, assistência social e previdência);

·          Demandas Institucionais/demandas do Serviço Social;

·          Procedimentos interventivos e instrumentais técnico-operativo utilizados no trabalho do assistente social;

·          Importância do plano de intervenção como instrumento de intervenção;

·          Relação pedagógica com os usuários.

Vale ressaltar que a discussão sobre o trabalho do/a assistente social em seus diversos espaços de atuação profissional, foi um tema proposto ainda no ano de 2014 durante o 35º Encontro de Assistentes Sociais. Nessa perspectiva, este ano serão oferecidos os seguintes minicursos:

1.      Atribuições e competências do Assistente Social na política de saúde;

Ministrante: Profª Drª Dalva Horácio.

2.     Atribuições e competências do Assistente Social na política de assistência social;

Ministrantes: Profª. Drª.. Eunice Pereira e Assistente Social Mariana Coelho.

3.      Atribuições e competências do Assistente Social no campo sócio jurídico;

Ministrantes: Assististes Sociais Âdila Bandeira e Ana Margarida Barbosa.

4.      Atribuições e competências do Assistente Social na política de previdência;

Ministrante: Assistente Social Mirian Alice

5.      Atribuições e competências do Assistente Social na política de educação.

Ministrantes: Diana Jardim e Edna Cabral

Além dos minicursos, o evento contará mesas redondas, painéis e palestras. O 36ª Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão, será promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS/MA) e contará com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

INSCRIÇÕES PARA PROFISSIONAIS

A inscrição de profissionais para o 36º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão custa R$ 60,00 para Assistentes Sociais adimplentes (anuidades pagas até 2014). Para os demais, o valor será de R$ 100,00.

Para realizar a inscrição no evento, o profissional deverá encaminhar uma ficha de inscrição preenchida juntamente com o comprovante de pagamento para o e-mail inscricoescressma@gmail.com.

A inscrição também pode ser realizada presencialmente na sede do CRESS na Rua 13 de Maio/Rua de São João, 121, Centro, São Luís/MA.

Presencialmente, o pagamento poderá ser feito em dinheiro ou no débito. Para as inscrições online, o mesmo poderá ser realizado através de depósito ou transferência.

Inscrições para profissionais

Ficha de inscrição