Representante do CRESS/MA é eleita para Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/MA
12 de janeiro de 2015

voto-papelMarly Eugenia Lemos, assistente social, foi eleita para o Conselho Estadual de Assistência Social em eleição que ocorreu das 9h às 16h, no dia 9, na sede do CEAS/MA, localizado na Rua Nazaré, nº 316, Centro, São Luís, MA. A representante do CRESS/MA ocupará a função de conselheira.

A diretoria do CEAS/MA e a coordenação do Fórum Estadual de Assistência Social (FAS/MA) encaminharam os resultados da eleição para o Governador do Estado e para o Secretário da Política estadual de Assistência Social. No total foram escolhidos nove (9) membros titulares que irão compor a 12ª gestão do Conselho no período de 2015 a 2017.

A escolha dos membros e titulares e respectivos suplentes foram coordenados por uma Comissão Eleitoral que era formada por quatro membros designados pelo CEAS/MA e FAZ/MA cuja função era: proceder ao registro das candidaturas; credenciar os eleitores; receber e apreciar as impugnações de candidatos e eleitores, garantindo o direito de defesa do impugnado; designar a mesa de votação e apuração; receber os recursos e julgar a procedência e proclamar os eleitos.

Participaram como eleitores: representantes de usuários ou de organizações de usuários; representantes das entidades e organizações de Assistência Social e representantes dos trabalhadores do setor.

A designação de um profissional de Serviço Social para representar o CRESS/MA no controle social da política de assistência social, é uma estratégia definida pelo conjunto CFESS/CRESS que apontou em suas deliberações um conjunto de atividades de caráter político que os CRESS deverão desempenhar dentro dos conselhos de direitos e políticas públicas em 2015. A participação do CRESS/MA no CEAS tem como objetivo qualificar o debate e a participação social na política de assistência na representatividade dos profissionais e defender o direito à assistência social e dos direitos sociais que essa política incorpora.