CRESS/MA participa de reunião para discutir sobre projeto que introduz Assistentes Sociais e Psicólogos na Rede Estadual de Ensino
31 de outubro de 2014

IMG-20141031-WA0002O Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS/MA) participou de reunião com o Deputado Estadual Othelino Neto ontem (30) às 11h, na Assembleia Legislativa, com o objetivo de obter informações para avançar na luta em defesa da profissão e da ampliação do mercado de trabalho a partir de concurso público.

Sobre o projeto

Em sessão realizada em outubro (15), o Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que trata sobre a admissão de Assistentes Sociais e Psicólogos no corpo de profissionais de educação em cada escola da Rede Estadual de Ensino no Maranhão. Para aprovação do projeto, basta a aprovação do Governo do Estado.

De acordo com o autor do projeto, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), os profissionais darão suporte aos estudantes que possam está em situação de risco. Para o autor, os profissionais de Serviço Social e Psicologia, são figuras importantes para essa atuação e encaminhar determinados casos para o Conselho Tutelar. Dessa maneira, a rede pública terá instrumentos para cuidar dos aspectos subjetivos e emocionais dos estudantes.

O projeto estabelece que as vagas sejam ocupadas por meio de concurso público. A implementação deverá acontecer, gradualmente, até o prazo de dois anos e as funções dos profissionais citados serão voltadas para o acompanhamento dos alunos na escola pública e em sua comunidade.