CRESS-MA
NOTÍCIAS
Código de Ética Profissional e a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8662/93) são disponibilizados em versão de áudio e braille para pessoas com deficiência visual
19 de junho de 2014
ASCOM CRESS/MA

cod_etica

O Código de Ética Profissional e a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8662/93) estão ao alcance de profissionais e estudantes de Serviço Social com deficiência visual por meio do livro em braille e de áudio livro. O objetivo é atender às necessidades e trazer para um maior número de profissionais e estudantes o acesso aos documentos básicos da profissão de assistente social.

Sabe-se que é característica da sociedade atual a busca da informação e do conhecimento. Dessa forma, as ações, pelo tato, pela audição ou por recursos tecnológicos voltadas às necessidades daqueles que possuem a deficiência visual, potencializam a educação e comunicação.

Sob essa perspectiva, a Assistente Social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Paço de Lumiar e militante dos direitos da pessoa com deficiência, Adrianne Pauline Castro Santos, diz que o Código de Ética profissional e a Lei de Regulamentação da Profissão disponibilizados em braille e áudio livro são fundamentais para a acessibilidade e comunicação. “O material é essencial para começar a se trabalhar na perspectiva da acessibilidade. De forma que, o livro em braile contribui para a comunicação das pessoas com deficiência visual seja total ou de baixa visão. Assim, a publicação é uma forma de concretizar aquilo que já vem sendo disposto na convenção de pessoas com deficiência visual que é garantir que a comunicação seja feita por meio desses recursos. Sendo assim, não só os estudantes e profissionais ganham mas a categoria também ganha”, afirmou.

Os materiais cumprem deliberações do 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Palmas (TO) em 2012. Sob o aspecto de oportunizar o acesso aos documentos básicos da profissão, tanto o áudio livro quanto o livro em braille buscam auxiliar uma demanda que é ampliada pelo ingresso de estudantes com deficiência visual nos cursos de serviço social e, consequentemente, o aumento do número de profissionais. Com o acesso direto, tanto o profissional quanto o estudante ganham um instrumento para potencializar o seu conhecimento teórico.

Para acessar o áudio livro, clique aqui.

A disponibilidade do material

O material em braille e o áudio livro estão disponíveis para consulta local e pesquisa aos/às profissionais e estudantes na biblioteca do Conselho Regional de Serviço Social, localizado na Rua 13 de Maio/São João, 121 – Centro, São Luís/MA.

O Sistema Braille

É um sistema de leitura para cegos por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos 3 anos de idade. Braille apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos em relevo, para a utilização do deficiente visual, em 1825. Sua escrita é baseada na combinação de 6 pontos, dispostos em duas colunas de 3 pontos, permitindo a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicografia e informática.

O Áudio Livro

São obras gravadas em áudio, em voz humana ou sintetizada, para a pessoa com deficiência visual. As versões do código foram feitas em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), entidade pública referência na área de acessibilidade. Por meio de um convênio firmado com o CFESS, o instituto produziu gratuitamente os materiais. Em contrapartida, o CFESS irá repassar todo o material utilizado na confecção dos produtos.