Iniciou hoje (14) o 35º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão
14 de maio de 2014

inicio encontroTeve início na manhã desta quarta-feira (14) no Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais, Cidade Universitária / UFMA, São Luís (MA), o 35º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão. O evento reúne profissionais e estudantes para debater sobre “O Serviço Social e o direito à cidade no capitalismo contemporâneo”.

O Encontro tem como objetivo debater o Serviço Social no âmbito da política urbana, bem como discutir o trabalho profissional do/a assistente social em defesa do direito a cidade, num contexto sócio-histórico de profundas desigualdades, alimentado pelo capitalismo que nega a universalização de direitos.

Para a Coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, a professora doutora Aurora Amélia Brito de Miranda, o tema do 35º Encontro é importante para debater, entre os/as assistentes sociais, qual a cidade que queremos. “O direito a cidade pressupõe o direito humano fundamental. Por meio do evento, podemos refletir sobre o direito da cidade para todos sem que a maioria da população fique segregada. Sendo retiradas, por exemplo, o seu direito a ir e vir”, ressaltou.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Lília Penha Viana Silva, o Encontro de Assistentes Sociais é um evento permanente na agenda do conjunto CFESS e CRESS e é fundamental para “Debater as questões que atravessam a formação e o exercício profissional dos/as assistentes sociais. Dessa forma, o Encontro é um momento de atualização e debates que envolvem a profissão”, disse.

Já, para a Coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário do Maranhão, Núbia da luz, o tema do 35º Encontro de Assistentes Sociais serve para potencializar a discussão sobre as políticas públicas que envolvem as cidades. “Quem vai trabalhar, a primeiro momento, na execução das políticas públicas ou da marginalização da sociedade é o serviço social. Por isso, essa discussão no evento é fundamental para que exista um maior embasamento e qualificação sobre o assunto para que a população seja melhor atendida”, afirma.

As inscrições ainda podem ser realizadas no local. Participe!

Sobre as Inscrições

A inscrição de profissionais custa R$ 70,00 para Assistentes Sociais adimplentes (anuidades pagas até 2013). Para os demais, o valor será de R$ 100,00.

Para os estudantes que fizeram a pré-inscrição, o valor é de R$ 60,00.