Mesas redondas do 35º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão discutirão o desenvolvimento da periferia do capitalismo, os sujeitos coletivos na cidade e no campo e o serviço social nas políticas públicas
8 de maio de 2014

mesa_redondaProfissionais e estudantes de Serviço Social, estarão reunidos de 14 a 16 deste mês, na Universidade Federal do Maranhão, no Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais, Cidade Universitária / UFMA, São Luís (MA) para o 35ª Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão. O tema abordado será “O Serviço Social e o Direito à Cidade no Capitalismo Contemporâneo”.

Entre as mesas redondas, a discussão sobre “O desenvolvimento na periferia do capitalismo e a questão urbana e rural: o direito à cidade em debate” ocorrerá no dia 14 às 10h e terá a presença da Profª Msc. Karenina Fonseca Silva (Faculdade Atenas Maranhense), do Profº Dr. Frederico Burnett (Universidade Estadual do Maranhão) e do Representante do Movimento Nacional de Pescadores, Carlos Alberto Lopes.

Ainda no primeiro dia às 14h, ocorrerá o debate sobre ”Os sujeitos coletivos na cidade e no campo: lutas sociais e estratégias de resistências”. A discussão contará com a participação de um representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, de um representante do Movimento dos Atingidos por Barragens, o Profº Jorge Fábio de Freitas , da Assistente Social, Angra Poncyana ,Movimento Justiça nos Trilhos, Creuzamar de Pinho do Movimento União por Moradia e de Dilson Bessa Júnior, representante do Movimento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Já, no dia 16 (sexta-feira) às 14h, a discussão será sobre o “Serviço Social, políticas públicas e o direito à cidade” e terá a presença da Profª Drª Maria Elvira Rocha de Sá da Universidade Federal do Pará.

Além de mesas redondas, a programação do 35º Encontro também inclui minicursos, com os temas:

• O serviço social na política habitacional;
  • As relações étnico-raciais no contexto do direito à cidade;
  • Configurações do urbano na relação campo cidade e o trabalho do Assistente Social;
  • O Trabalho do Assistente Social;
  • Acessibilidade: questões pertinentes ao espaço urbano;
  • O trabalho do serviço social no contexto da violência urbana;
  • As relações de gênero e os desafios da diversidade no contexto da cidade.

O 35º Encontro de Assistentes Sociais do Maranhão Congresso é promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social.

Inscrições de profissionais acesse aqui.