Vinte municípios maranhenses receberão a visita do CRESS/MA no Projeto “CRESS Trilhando Caminhos no Maranhão”
14 de fevereiro de 2014

Projeto CRESSA partir do dia 25 de fevereiro o CRESS começa a desenvolver o Projeto “CRESS Trilhando Caminhos no Maranhão” que irá percorrer 20 municípios maranhenses a fim de intensificar o processo de interiorização da política de fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS, a fim de aprofundar as ações do projeto ético político- profissional. O Projeto é uma iniciativa do CRESS/MA através da comissão de Fiscalização- COFI em parceria com o Conselho Federal de Serviço Social.

O Conselho Regional de Serviço Social através da gestão “Na Luta Sempre” tem como uma das preocupações centrais, o fortalecimento da política de fiscalização por entender que esta é a atividade precípua do CRESS.

Receberão visitas das assistentes sociais fiscais os municípios de: Açailândia, Alto Alegre do Maranhão, Arari, Balsas, Barra do Corda, Codó, Coroatá, Dom Pedro, Imperatriz, Lima Campos, Loreto, Matões do Norte, Miranda, Pedreiras, Peritoró, Presidente Dutra, Santa Inês, São Mateus, Vargem Grande, Vitória do Mearim.

As visitas ocorrerão preferencialmente entre terças e quintas-feiras, como estratégia de garantirmos a presença dos profissionais que atuam em municípios nos quais não residem e que precisam se deslocar semanalmente.

O projeto é desenvolvido por meio de visita de fiscalização preventiva nos locais de trabalho dos assistentes sociais, nas quais são utilizados instrumentos próprios como o Relatório de Visita de Fiscalização, que consta de questões sobre a instituição e o Serviço Social, as quais respaldam a Comissão de Fiscalização(COFI) no planejamento de suas ações.

Também são realizadas orientações sobre o exercício profissional e sobre as resoluções editadas pelo CFESS que normatizam a prática profissional, entre elas a resolução que trata sobre a supervisão de estagiários, a Resolução do CFESS Nº 533/2018 e a Resolução do CFESS nº 293/2016 que trata das condições éticas e técnicas do exercício profissional. As visitas serão realizadas pelas Agentes Fiscais, portando crachá de identificação com a logomarca do CRESS.

O CRESS-MA conta com o apoio e a receptividade dos profissionais no desenvolvimento do projeto, uma vez que o objetivo fim da fiscalização é qualificação das intervenções do Assistente Social e o fortalecimento do seu compromisso na garantia de direitos sociais.