CRESS-MA
NOTÍCIAS
Fórum Mundial de Direitos Humanos e a Universalização dos Direitos em Contexto de Vulnerabilidades
6 de dezembro de 2013
ASCOM CRESS/MA

1472954_556696191066959_1105283126_nO Fórum Mundial de Direitos Humanos que será realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro, têm entre seus eixos de discussão a universalização dos direitos humanos em um Contexto de Vulnerabilidades, tema no qual serão abordados situações envolvendo crianças, adolescentes, jovens, pessoas idosas, povos da cidade, do campo e da floresta, indígenas, quilombolas, ciganos e comunidades tradicionais, pessoas em situação de rua, imigrantes, migrantes, refugiados, pessoas com deficiência, assim como questões de gênero, raça, orientação sexual, identidade de gênero, diversidade religiosa, saúde mental, entre outros. O debate têm como objetivo apontar as vulnerabilidades e as violações de direitos humanos em suas diversas dimensões.

A conferência que debate esse tema tem como palestrantes do Brasil, Leonardo Boff, doutor em Filosofia e Teologia na Universidade de Munique (Alemanha) e da Somália, Hawa Abdi, médica e ativista de direitos humanos que em 2012 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz e é autora do livro Keeping Hope Alive. Além desta serão realizada mais duas conferências e nove debates envolvendo outros temas.

O objetivo do FMDH é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.

Mais de 600 instituições já integram o Comitê Organizador do Fórum e até o momento, mais de 5 mil pessoas já se inscreveram para participar do evento. O público participante será composto por representantes das três esferas do poder público e da sociedade civil, entre esses, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, organizações internacionais.

Inscrições para o Fórum Mundial de Direitos Humanos

As inscrições para participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos só poderão ser feita pelo site até meia noite do dia de hoje (06/12). Depois, as inscrições só poderão ser feitas a partir das 9h do dia 09/12, segunda-feira, no local do evento.

Saiba mais:

www.fmdh.sdh.gov.br