Assistente Social é Vencedora da 9ª Edição do Prêmio FAPEMA 2013
29 de novembro de 2013

A Pesquisadora Lília Penha Viana Silva, presidente do CRESS – 2ªregião/MA e professora doutora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi premiada na categoria Tese de Doutorado na área de ciências sociais, na 9ª edição do Prêmio FAPEMA, que é um reconhecimento a pesquisadores, alunos, inventores e empresários, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Lília Penha Viana Silva passou quatro anos realizando estudos e pesquisas sobre as políticas públicas da assistência social no Brasil e no Maranhão, sob orientação da Professora Dr.ª Maria Ozanira da Silva e Silva. As investigações deram origem a tese intitulada “Rupturas e Continuidades da Assistência Social: da benemerência ao direito – Uma Incursão no Brasil e Maranhão” que foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UFMA para obtenção do título de doutora.

O projeto da tese foi um dos finalista para o reconhecimento do Prêmio FAPEMA, evento que está em sua 9ª edição e teve como tema: Globalização e ciência: o intercâmbio de tecnologias para o desenvolvimento do Maranhão”. A premiação realizada dia 25 de novembro, teve nove categorias que englobam diversas áreas de conhecimento, desde as ciências humanas e exatas, até as empresas inovadoras e trabalhos que promovam o desenvolvimento humano.

O Prêmio FAPEMA é uma evento anual de premiação científica de grande importância no Norte/Nordeste que seleciona e realiza o reconhecimento de pessoas que desenvolvem projetos que colaboram para o desenvolvimento humano, social e tecnológico do Estado do Maranhão, é realizado desde 2005 pela FAPEMA e só este ano avaliou 155 projetos até resultar na premiação dos 52 finalistas.