CRESS-MA
Assembleia Geral elege delegadas/os para Encontro Nacional
28 de agosto de 2013
ASCOM CRESS/MA

delegadosSÃO LUÍS – Aconteceu na última sexta-feira, 16, a Assembleia Geral Ordinária de Assistentes Sociais, na sede do CRESS.

A Assembleia começou às 17h, em segunda chamada, com o debate sobre as atribuições privativas do/a assistente social. A exposição foi feita pela assistente social fiscal Lucilene Guimarães, que apontou cinco itens cruciais desse debate: a qualificação do/a assistente social; a distinção entre o objetivo profissional e o objetivo institucional; a garantia das atribuições privativas do/a assistente social no percurso do trabalho interdisciplinar; prática da elaboração e execução de planejamento de acordo com as atribuições profissionais; e o fortalecimento da identidade profissional.

“Discutir este tema é refletir sobre nossa atuação de modo que ela não seja apenas o desenvolvimento dos objetivos demandados pelas instituições às quais estamos vinculados”, explicou Lucilene Guimarães. “Nossas atribuições têm vínculo com o nosso Projeto Ético-Político”, completou a assistente social fiscal.

Em seguida, a presidente do CRESS-MA, Lília Penha, anunciou as atividades do Regional prevista para o segundo semestre, como o Curso Ética em Movimento, reuniões do Conselho Pleno e Diretoria, reunião com assistentes sociais da região de Imperatriz para organização de núcleo do Regional naquela cidade, agenda das Comissões Temáticas de Seguridade Social, Educação, Comunicação e Sociojurídica, II Encontro Maranhense de Assistentes Sociais da área da Educação e o 3º Seminário Nacional de Comunicação e 42º Encontro Nacional CFESS/CRESS.

Foto: Domingos Jr

Sobre a agenda das Comissões Temáticas do CRESS, as assistentes sociais Érika Mendes e Eliene Bergê, que atuam na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP-MA), falaram da necessidade de criação de Comissão que discuta o exercício profissional nesse campo. Demais assistentes sociais interessadas/os em compor a Comissão de Questões Agrárias devem informar o CRESS através do E-mail cressma@veloxmail.com.br

O último ponto de pauta foi a eleição de delegadas/os para representarem o Regional no 42º Encontro Nacional CFESS/CRESS, que acontecerá de 5 a 8 de setembro, em Recife-PE. Pelo total de assistentes sociais ativas/os, o CRESS-MA tem o direito de enviar 04 (quatro) delegados/as para o evento, sendo dois da Diretoria e dois da base. Foram indicadas pela diretoria as conselheiras Jozeth Andrade e Ana Margarida B. Santos. Além de referendar as indicações, a plenária elegeu como representantes de base Edivana Siqueira e Danilo Rodrigues. Na suplência ficou Maria da Conceição Pinto Coimbra, que pode participar do evento caso haja alguma desistência. A assessora de comunicação do CRESS-MA, Andréia Barbosa, representará o Regional no 3º Seminário de Comunicação, que acontecerá também em Recife-PE, nos dias 4 e 5.